Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

1º Leitura: Gênesis 37,3-4 37,12-13 37,17-28

É feliz quem a Deus se confia!

Leitura do primeiro livro de Gênesis – Naqueles dias, 3Israel amava José mais do que todos os outros filhos, porque ele era o filho de sua velhice; e mandara-lhe fazer uma túnica de várias cores.4Seus irmãos, vendo que seu pai o preferia a eles, conceberam ódio contra ele e não podiam mais tratá-lo com bons modos.12Os irmãos de José foram apascentar os rebanhos de seu pai em Siquém.13Israel disse a José: "Teus irmãos guardam os rebanhos em Siquém. Vem: vou mandar-te a eles." "Eis-me aqui", respondeu José.17E o homem respondeu: "Partiram daqui e ouvi-os dizer: Vamos a Dotain." Partiu então José em busca dos seus irmãos e encontrou-os em Dotain.18Eles o viram de longe. Antes que José se aproximasse, combinaram entre si como o haveriam de matar;19e disseram: "Eis o sonhador que chega.20Vamos, matemo-lo e atiremo-lo numa cisterna; diremos depois que uma fera o devorou; e então veremos de que lhe aproveitaram os seus sonhos."21Ouvindo-o, porém, Rubem, quis livra-lo de suas mãos: "Não lhe tiremos a vida, disse ele.22Não derrameis sangue. Jogai-o naquela cisterna, no deserto, mas não levanteis vossa mão contra ele." Pois Rubem pensava livrá-lo de suas mãos para o reconduzir ao pai.23Quando José se aproximou de seus irmãos, eles o despojaram de sua túnica, daquela bela túnica de várias cores que trazia,24e jogaram-no numa cisterna velha, que não tinha água.25E, sentando-se para comer, eis que, levantando os olhos, viram surgir no horizonte uma caravana de ismaelitas vinda de Galaad. Seus camelos estavam carregados de resina, de bálsamo e de ládano, que transportavam para o Egito.26Então Judá disse aos seus irmãos: "Que nos aproveita matar nosso irmão e ocultar o seu sangue?27Vinde e vendamo-lo aos ismaelitas. Não levantemos nossas mãos contra ele, pois, afinal, é nosso irmão, nossa carne." Seus irmãos concordaram.28E, quando passaram os negociantes madianitas, tiraram José da cisterna e venderam-no por vinte moedas de prata aos ismaelitas, que o levaram para o Egito.
- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

Salmo Responsorial: Salmos 104, 16 - 21

Refrão: Lembrai sempre as maravilhas do Senhor!

16. E chamou a fome sobre a terra, e os privou do pão que os sustentava.
17. Diante deles enviara um homem: José, que fora vendido como escravo.
18. Apertaram-lhe os pés entre grilhões, com cadeias cingiram-lhe o pescoço,
19. até que se cumpriu a profecia, e o justificou a palavra de Deus.
20. Então o rei ordenou que o soltassem, o soberano de povos o livrou,
21. e o nomeou senhor de sua casa e governador de seus domínios,

Evangelho: Mateus 21,33-43 21,45-46

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus

Naquele tempo, 33Ouvi outra parábola: havia um pai de família que plantou uma vinha. Cercou-a com uma sebe, cavou um lagar e edificou uma torre. E, tendo-a arrendado a lavradores, deixou o país.34Vindo o tempo da colheita, enviou seus servos aos lavradores para recolher o produto de sua vinha.35Mas os lavradores agarraram os servos, feriram um, mataram outro e apedrejaram o terceiro.36Enviou outros servos em maior número que os primeiros, e fizeram-lhes o mesmo.37Enfim, enviou seu próprio filho, dizendo: Hão de respeitar meu filho.38Os lavradores, porém, vendo o filho, disseram uns aos outros: Eis o herdeiro! Matemo-lo e teremos a sua herança!39Lançaram-lhe as mãos, conduziram-no para fora da vinha e o assassinaram.40Pois bem: quando voltar o senhor da vinha, que fará ele àqueles lavradores?41Responderam-lhe: Mandará matar sem piedade aqueles miseráveis e arrendará sua vinha a outros lavradores que lhe pagarão o produto em seu tempo.42Jesus acrescentou: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que fôra rejeitada pelos que edificavam, tornou-se cabeça do ângulo? Pelo Senhor foi feito isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos.43Por isso vos digo: ser-vos-á tirado o Reino de Deus, e será dado a um povo que produzirá os frutos dele.45Ouvindo isto, os príncipes dos sacerdotes e os fariseus compreenderam que era deles que Jesus falava.46E procuravam prendê-lo; mas temeram o povo, que o tinha por um profeta.
- Palavra da Salvação

- Gloria a Vós Senhor!

(Catolicanet.com)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.