Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Eclo 44,1.10-15)

Leitura do Livro do Eclesiástico.

1Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. 10Estes, são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. 11Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são sua melhor herança. 12A descendência deles mantém-se fiel às alianças, 13e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. 14Seus corpos serão sepultados na paz e seu nome dura através das gerações. 15Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembleia vai celebrar o seu louvor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 131)

— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

— O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!”

— Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”

— “De Davi farei brotar um forte herdeiro, acenderei ao meu ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa!”

Evangelho (Mt 13,16-17)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Nossos avós têm muito a nos ensinar

Muita coisa em nossa vida seria diferente se soubéssemos escutar mais nossos avós

“Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações” (Eclo 44,1).

Hoje, celebramos Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus, os pais da Virgem Maria. Quando nos lembramos dos avós, lembramo-nos também dos nossos bisavós, tataravós, e muitos deles nós nem conhecemos.

A celebração de hoje remete-nos àqueles que foram importantes para que estivéssemos aqui. Reconhecer quem são os nossos antepassados é reconhecer a nossa própria história e saber que nós somos uma continuidade. É claro que cada um faz a sua própria história, mas essa história não começou conosco, ela começou com os nossos pais e com todos aqueles que vieram antes deles, que são os nossos avós e todos os outros que fazem parte da geração que nos trouxe até o dia de hoje.

“Façamos um elogio, um reconhecimento, um agradecimento”, diz a Palavra. Hoje, eu queria louvar e bendizer muito a Deus por todos aqueles que têm a graça de ser vovó e vovô, porque paira uma bênção muito especial, pois estão vivendo uma segunda geração. E quem é bisavô, que graça maior ainda. Muitos, talvez, estejam me ouvindo agora, mas os nossos avós não são tão velhos assim, aqui não é a “velhice” da idade, mas a da sabedoria de ter gerado, de ter deixado uma descendência. Que Deus abençoe muito aqueles que são avós.

Eu chamo à atenção para que respeitemos, para que amemos e valorizemos aqueles que são nossos vovós. A sabedoria que vem deles, o respeito que merecem, os sofrimentos que já passaram, o aprendizado que já tiveram com a vida… Como é importante valorizar todos os que são mais velhos do que nós, que têm mais idade do que nós!

Precisamos, mais do que nunca, invocar, em nosso tempo, o respeito para com aqueles que são mais velhos. O respeito que começa pela consideração, e esta passa por saber ouvir. Não precisa estar sempre certo, mas há mais sabedoria em quem sabe escutar, abaixar a cabeça do que aquele que quer sempre ter a razão.

Muita coisa em nossa vida seria diferente se soubéssemos escutar mais os nossos pais, os nossos avós e assim por diante. A sabedoria deles nos ajuda a aprender até com os erros que eles cometeram, para que não cometamos os mesmo erros. Agora, o erro maior é não saber ouvir, valorizar, respeitar nem amar aqueles que vieram antes de nós, porque, um dia, nós seremos avós. As gerações vão passando, e como é importante aprendermos quando Deus nos dá essa graça!

Deus abençoe demais você que é vovô e vovó. Deus abençoe muito os seus avós. Deus abençoe aqueles que têm muito a nos ensinar com a saberia da vida.

Deus abençoe você!

Ouça a Homilia

https://www.youtube.com/watch?v=QoqBtZGiGSw
 

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: mailto:padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.