Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Eclo 44,1.10-15)

Leitura do Livro do Eclesiástico.

1Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. 10Estes, são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. 11Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são sua melhor herança. 12A descendência deles mantém-se fiel às alianças, 13e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. 14Seus corpos serão sepultados na paz e seu nome dura através das gerações. 15Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembleia vai celebrar o seu louvor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 131)

— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

— O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!”

— Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”

— “De Davi farei brotar um forte herdeiro, acenderei ao meu ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa!”

Evangelho (Mt 13,16-17)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Conheçamos a nossa história de vida

 “Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem” (Mateus 13,16).

Hoje, celebramos Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus. Os avós de Jesus são os pais da Virgem Maria, eles eram servidores do Senhor, faziam parte do grupo piedoso de israelitas que esperavam a vinda do Senhor. Eles não puderam contemplar, mas foi da geração de Sant’Ana e São Joaquim, que veio o divino Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Hoje, o meu olhar, o olhar da Igreja, volta-se para os nossos pais, para os nossos avós e bisavós, porque o que somos, hoje, devemos muito a eles, é graças a eles. Podemos olhar, na nossa própria história, como os nossos lutaram, como deram exemplo, como desejaram formar uma família; e foi deles que recebemos a semente da Palavra, a semente do amor a Deus, a semente de sermos seguidores de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Em outros tempos, em tempos difíceis, em tempos onde a luta era mais brava, estavam lá os nossos avós. Como devemos honrar, venerar, amar e ter um cuidado muito singular pelos nossos avós. Eles merecem ser honrados, primeiro, com o nosso amor de coração, de cuidado e respeito. Como devemos respeitá-los, como devemos pedir bênção para eles, como devemos escutá-los!

Precisamos olhar para a nossa história e buscar nela a cura, a libertação, a restauração e nossa própria salvação

É muito importante pararmos para escutar os nossos avós. Se você tem a graça de tê-los ainda vivos, por favor, pare sempre para escutá-los alguns minutos, algumas horas, você vai se conhecer melhor, você vai entender melhor sua vida, sua história, o que você é, o que você busca, os seus anseios, alegrias, mas também as suas decepções, suas frustrações. Você vai entender melhor o seu temperamento e a condução da sua vida quando conhecer a sua história.

É importante ouvir pai e mãe. E como é importante saber quem são os nossos avós, o quanto é importante olharmos para a história deles, como é importante compreendermos o contexto em que nasceram os nossos próprios pais!

Hoje, é dia de celebrar, agradecer e bendizer a Deus. Se os nossos avós se encontram na casa de Deus, louvado seja Ele! Se ainda estão no meio de nós, louvado seja Deus, vamos ouvi-los e cuidar deles com todo amor, mas vamos prestar a verdadeira devoção que precisamos ter para com eles. Eles são para nós o canal da vida. A vida que tem os nossos pais e a vida que eles nos transmitiram veio deles.

Que bênção essa linha hereditária que nós temos! Como precisamos olhar para a nossa história e buscar nela a cura, a libertação, a restauração e nossa própria salvação.

Bendito seja Deus por São Joaquim e Sant’Ana, os avós de nosso Senhor Jesus Cristo. Bendito seja Deus pelos nossos avós.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios