Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Ts 1,1-5.8b-10)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.

1Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos tessalonicenses reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz! 2Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 3Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 4Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 5Porque o nosso evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso com toda a abundância.

Sabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. 8bA vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos falar, 9pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 149)

— O Senhor ama seu povo de verdade.

— O Senhor ama seu povo de verdade.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em Quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!

— Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.

— Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos.

Evangelho (Mt 23,13-22)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais, 14nem deixais entrar aqueles que o desejam. 15Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós.

16Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!’ 17Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? 18Vós dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!’

19Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. 22E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Esforcemo-nos para viver a nossa religião sem hipocrisia

 “Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais” (Mateus 23,13-14).

A Palavra de Deus, hoje, referindo-se aos mestres da Lei e aos fariseus, diz respeito às pessoas religiosas, afinal de contas, os mestres da Lei são aqueles que conhecem a Lei de Deus, conhecem, inclusive, as nuances menores da Lei e são mestres, doutores e conhecedores, são aqueles que ensinam aos outros como viver a Palavra e a Lei de Deus.

Os fariseus, ainda que tenhamos dado uma conotação negativa, são as pessoas que praticam a religião, são aqueles que estão sempre na sinagoga, no templo, pagando dízimo, cumprindo os rituais religiosos. Há, no entanto, algo que tem caracterizado os homens de ontem e os homens de hoje também nas práticas religiosas, que é, justamente, a hipocrisia.

Jesus não estava condenando os homens por serem doutores da lei ou fariseus, o que os estava condenando era o fato de serem religiosos hipócritas. Eles exigiam dos outros aquilo que eles mesmos não viviam; eles eram duros e exigentes demais com os outros, mas escondiam e colocavam na penumbra do coração as práticas inconvenientes, as práticas hipócritas que viviam no coração.

A religião verdadeira é daquele que escuta a Palavra e se esforça, de todo o coração, para vivê-la sem hipocrisia

A religião é para ser vivida com seriedade, e Deus tem misericórdia dos nossos pecados, das nossas fraquezas, dos nossos erros e limites. Na misericórdia, Deus vai nos fortalecendo para que cresçamos e nos levantemos. Só não dá para se levantar da hipocrisia, porque ela é uma faixa que veda os nossos olhos, para que vejamos o nosso interior ou sempre estejamos encobrindo e desculpando as nossas práticas, porém, nos tornamos muito duros e até grossos na cobrança da prática dos outros.

É muito fácil ver as pessoas falando com veemência, cobrando os outros e exigindo algo deles, mas a prática religiosa não corresponde. Como é duro, em nossa casa, os pais quererem cobrar dos seus filhos o que eles mesmos não vivem. Como querem que os filhos sejam disciplinados ou tenham vida de oração?

O lema da hipocrisia é aquele: “Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”. É o ditado mais hipócrita do mundo. Faça o que eu procuro fazer, faça aquilo que estou me esforçando para ser e perdoe-me se, muitas vezes, não consigo fazer aquilo que eu mesmo falo, mas eu quero me esforçar para fazer, porque o que vale para você tem que valer muito mais para mim que estou falando.

Estamos transformando a nossa religião e as nossas práticas em práticas hipócritas, quando queremos exigir dos outros aquilo que não nos esforçamos para fazer ou encobrimos, e desculpamos aquilo que fazemos. A religião verdadeira é daquele que escuta a Palavra e se esforça, de todo o coração, para vivê-la sem hipocrisia.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo  - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.