Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Zc 2,5-9.14-15a)

Leitura da Profecia de Zacarias.

5Levantei os olhos e eis que vi um homem com um cordel de medir na mão. 6Perguntei-lhe: “Aonde vais?” Respondeu-me: “Vou medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e o seu comprimento”.

7Eis que apareceu o anjo que falava em mim, enquanto lhe vinha ao encontro outro anjo, 8que lhe disse: “Corre a falar com esse moço, dizendo: A população de Jerusalém precisa ficar sem muralha, em vista da multidão de homens e animais que vivem no seu interior. 9Eu serei para ela, diz o Senhor, muralha de fogo a seu redor, e mostrarei minha glória no meio dela. 14Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15aMuitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Jr 31,10-13)

— O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

— O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

— Ouvi, nações, a palavra do Senhor e anunciai-a nas ilhas mais distantes: Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, e o guardará qual pastor a seu rebanho!

— Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó e o libertou do poder do prepotente. Voltarão para o monte de Sião, entre brados e cantos de alegria afluirão para as bênçãos do Senhor:

— Então a virgem dançará alegremente, também o jovem e o velho exultarão; mudarei em alegria o seu luto, serei consolo e conforto após a guerra.

Evangelho (Lc 9,43b-45)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 43btodos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 45Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

No sofrimento ficamos mais próximos de Jesus Cristo

É importante dar sentido, é não sofrer inutilmente, é não parecer que o sofrimento veio para nos castigar. Porque, todo o sofrimento humano vivido como plena oblação, entrega, oferta a Deus é redentora, salvadora.

“O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens” (Lucas 9, 44).

Os discípulos não podiam entender o significado e o alcance de tamanha revelação e declaração da parte de Jesus: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens” (Lucas 9, 44).

Parece meio obscuro, duro demais de entender ou acreditar, é como se Jesus estivesse dizendo: ‘Eu também sou tão humano quanto os outros homens, e eles [ os homens] também podem me fazer sofrer. E não fugirei do sofrimento, não fugirei dessa condição humana que assumirei na plenitude!’.

Sabe, meus irmãos, precisamos, cada vez mais, conhecer-nos, identificar-nos, espelhar-nos no Cristo Jesus, Aquele que assumiu a natureza humana. Quando contemplamos o Cristo Jesus, na Sua totalidade, vamos entender que Ele, ao mesmo tempo, é tão divino, mas é tão homem como nós. Isso vai dar mais sentido ao nosso jeito de ser humano, saberemos compreender melhor, viver melhor, redimensionar melhor as nossas dores, os nossos sentimentos, os estigmas que passamos na vida.

Porque, não há nada mais duro do que a pessoa que sofre, que passa por doenças, enfermidades, que vive infortúnios em sua vida, achar que é um castigado, achar que Deus não a ama ou qualquer coisa parecida; se nem Seu Filho foi livre das contradições da humanidade, nenhum de nós, também, nos veremos livres dela.

As contradições da humanidade acontecem em todos os âmbitos da sociedade. Quem neste mundo não sofre? Pode ser que uns sofram mais, outros menos, mas aqui não é a comparação numérica, não é a comparação proporcional, o tamanho do sofrimento de um ou de outro. O que é importante, é dar sentido, é não sofrer inutilmente, é não parecer que o sofrimento veio para nos castigar. Porque, todo o sofrimento humano vivido como plena oblação, entrega, oferta a Deus é redentora, salvadora. Todo o sofrimento humano bem aceito e bem vivido nos torna mais próximos de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Por isso, se Ele, o Filho do Homem, vai ser entregue nas mãos dos homens como rejeitado e desprezado, nós, muitas vezes, sofremos também a rejeição e o desprezo, mas estamos unidos a Cristo Jesus que assume a nossa humanidade.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.