Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira leitura (Ag 1,1-8)

Início da profecia de Ageu.

1No segundo ano do reinado de Dario, no sexto mês, no primeiro dia, foi dirigida a palavra do Senhor, mediante o profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote: 2“Isto diz o Senhor dos exércitos: Este povo diz: Ainda não chegou o momento de edificar a casa do Senhor”. 3A palavra do Senhor foi assim dirigida, por intermédio do profeta Ageu: 4“Acaso para vós é tempo de morardes em casas revestidas de lambris, enquanto esta casa está em ruínas?

5Isto diz, agora, o Senhor dos exércitos: Considerai com todo o coração, a conjuntura que estais passando: 6tendes semeado muito, e colhido pouco; tende-vos alimentado, e não vos sentis satisfeitos, bebeis e não vos embriagais; estais vestidos e não vos aqueceis; quem trabalha por salário, guarda-o em saco roto. 7Isto diz o Senhor dos exércitos: Considerai, com todo o coração, a difícil conjuntura que estais passando: 8mas subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; ela me será aceitável, nela me glorificarei, diz o Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 149)

— O Senhor ama seu povo de verdade.

— O Senhor ama seu povo de verdade.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!

— Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.

— Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos; com louvores do Senhor em sua boca; eis a glória para todos os seus santos.

Evangelho (Lc 9,7-9)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Todo encontro com Jesus é transformador

 “Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus” (Lucas 9,9). 

Herodes estava perplexo com tudo o que estava ouvindo falar. Primeiro, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Como, porém, ele poderia ressuscitar, uma vez que Herodes mandou degolar João Batista? Segundo, porque diziam que Elias ou algum dos antigos profetas havia aparecido.

A verdade é que Herodes não sabia quem era Jesus, ele ouviu falar de Jesus, sabia tudo que estava acontecendo, mas não procurou conhecer quem era Jesus. Ele apenas ouviu e procurava ver Jesus.

Assim como Herodes, muitos dos nossos tempos não sabem quem é Jesus. Apenas ouviram falar, procuraram ver Jesus, mas não entraram na intimidade d’Ele, não entraram no ministério maravilhoso da vida d’Ele em nós.

Se não conhecermos quem é Jesus, ficaremos apenas nas coisas superficiais, apenas naquilo que ouvimos dizer sobre Ele. Jesus veio para que nos encontremos com Ele, pois todo encontro com Jesus é transformador. Que pena Herodes não conhecer Jesus, porque Ele não veio para condenar ninguém, Ele veio, inclusive, para salvar Herodes e todos que O acolhessem de coração sincero.

Encontro pessoal, transformador, renovador, encontro que faz novas todas as coisas, encontro que renova a nossa vida

Quando a pessoa está dentro das suas comodidades, ela não quer sair para encontrar o que é mais profundo, o que é maior do que ela, ela fica na sua soberba, no seu orgulho, nas suas vaidades, mas não é capaz de sair de si, então, ela não se encontra com Jesus.

Precisamos sair de nós, precisamos sair das nossas vaidades, desse nosso mundinho que criamos em torno de nós para que possamos encontrar Jesus, para que possamos ser encontrados por Ele e para que Ele, realmente, transforme a nossa vida.

Não podemos ficar como Herodes, ouvindo falar de Jesus, até admirando as coisas d’Ele. Herodes admirava João Batista e, com certeza, estava admirado com o que ouviu falar a respeito d’Ele, mas Herodes não entrou no Reino de Deus, porque não de deixou transformar e ser conhecido por Jesus.

Permitamos que a Palavra de Deus nos leve ao encontro pessoal com Jesus. Encontro pessoal transformador, renovador, encontro que faz novas todas as coisas, encontro que renova a nossa vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.