Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Sm 5,1-7.10)

Leitura do Segundo Livro de Samuel.

Naqueles dias, 1todas as tribos de Israel vieram encontrar-se com Davi em Hebron e disseram-lhe: “Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne. 2Tempos atrás, quando Saul era nosso rei, eras tu que dirigias os negócios de Israel. E o Senhor te disse: Tu apascentarás o meu povo Israel e serás o seu chefe”.

3Vieram, pois, todos os anciãos de Israel até o rei em Hebron. O rei Davi fez com eles uma aliança em Hebron, na presença do Senhor, e eles o ungiram rei de Israel. 4Davi tinha trinta anos quando começou a reinar, e reinou quarenta anos: 5sete anos e seis meses sobre Judá, em Hebron, e trinta e três anos em Jerusalém, sobre todo o Israel e Judá. 6Davi marchou então com seus homens para Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam aquela terra. Estes disseram a Davi: “Não entrarás aqui, pois serás repelido por cegos e coxos”. Com isso queriam dizer que Davi não conseguiria entrar lá.

7Davi, porém, tomou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi. 10Davi ia crescendo em poder, e o Senhor, Deus todo-poderoso, estava com ele.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 88)

— Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele.

— Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele.

— Outrora vós falastes em visões a vossos santos: “Coloquei uma coroa na cabeça de um herói e do meio deste povo escolhi o meu Eleito.

— Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com ele minha mão onipotente, e meu braço poderoso há de ser a sua força.

— Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, sua força e seu poder por meu nome crescerão. Eu farei que ele estenda sua mão por sobre os mares, e a sua mão direita estenderei por sobre os rios.

Evangelho (Mc 3,22-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Um reino dividido não se mantém

 “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, não poderá manter-se” (Mc 3,23-25).

É preciso dizer, com toda propriedade, que a divisão é a ação diabólica no meio de nós. É a divisão que coloca as pessoas umas contra as outras. Veja que: a grande tática do mal é entre nós; é justamente fazer isto: nos colocarmos uns contra os outros. Porque o maligno é aquele que dividiu-se, separou-se, aquele que se opôs e se colocou contra Deus.

Ele não nos quer ser só contra Deus porque é uma tática muito velha, então, é mais fácil ele nos colocar uns contra os outros. Imagine uma casa dividida em que as pessoas só brigam, opõem-se, atacam-se, quem é que dá conta de viver numa casa dessa? Essa casa viraria um verdadeiro inferno! E o inferno é justamente isto, divisão; ele é essa cisão que coloca-nos uns contra os outros. Uma família dividida não persiste nem dura.

Não, não há problema nenhum em pensar diferente, ter opiniões diversas; não há problema nenhum em ser diferente do outro. O problema é o contrario, ou seja, é não saber acolher a diferença do outro, não saber compartilhar daquilo que o outro pensa diferente. Mas a tentativa de fazer que todos pensem como eu, que sejam como eu, que tenham a mesma cabeça que eu tenho não só empobrece o mundo, como também é uma visão egoísta, narcisista, egocêntrica e equivocada.

Trabalhemos não pela uniformidade, e sim pela unidade e espírito de concórdia

Não, não precisamos ter cabeças iguais! Nós não precisamos ter sentimentos iguais; o que precisamos é ter sentimentos de amor que respeita, acolhe e sabe conviver.

O fruto mais perverso da divisão é a intolerância, isso ocorre quando não toleramos o diferente, não sabemos amar o outro que até achamos ser errado. Mas, se queremos mudar a alguém, comecemos mudando a nós mesmos que nos fechamos, endurecemos, nos tornamos aquelas pessoas sectárias e só causamos divisões, briga, confusão. Isso acontece na família, na Igreja, na sociedade. 

Hoje, a manipulação terrível das redes sociais, dos instrumentos que as pessoas têm nas mãos, que deveriam ser usados para semear a boa semente, quantas vezes são usados, até na própria igreja, para semear a discórdia, divisão, separação; para colocar uns contra os outros; para levar um a falar mal do padre, do bispo, do irmão, da irmã.

Um reino dividido contra si mesmo não se mantém. O Reino de Deus não se mantém em nós porque nos dividimos e nos colocamos uns contra os outros. 

Trabalhemos não pela uniformidade, e sim pela unidade, pelo espírito de concórdia e comunhão. Vivamos numa mesma casa, mesmo não tendo a mesma opinião.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Faceboo

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.