Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 11,1-18)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1os apóstolos e os irmãos, que viviam na Judeia, souberam que também os pagãos haviam acolhido a Palavra de Deus.

2Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica começaram a discutir com ele, dizendo: 3“Tu entraste na casa de pagãos e comeste com eles!” 4Então, Pedro começou a contar-lhes, ponto por ponto, o que havia acontecido: 5“Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer oração, entrei em êxtase e tive a seguinte visão: Vi uma coisa parecida com uma grande toalha que, sustentada pelas quatro pontas, descia do céu e chegava até junto de mim.

6Olhei atentamente e vi dentro dela quadrúpedes da terra, animais selvagens, répteis e aves do céu. 7Depois ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro, mata e come’. 8Eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor! porque jamais entrou coisa profana e impura na minha boca’. 9A voz me disse pela segunda vez: ‘Não chames impuro o que Deus purificou’.

10Isso se repetiu por três vezes. Depois a coisa foi novamente levantada para o céu. 11Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de Cesareia à minha procura. 12O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar. Os seis irmãos que estão aqui me acompanharam e nós entramos na casa daquele homem.

13Então ele nos contou que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa e dizer: ‘Manda alguém a Jope para chamar Simão, conhecido como Pedro. 14Ele te falará de acontecimentos que trazem a salvação para ti e para toda a tua família’. 15Logo que comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma que desceu sobre nós no princípio. 16Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito: ‘João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo’.

17Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós que acreditamos no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação de Deus?” 18Ao ouvirem isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram e glorificaram a Deus, dizendo: “Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!”

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 41)

— Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.

Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.

— Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh’alma por vós, ó meu Deus!

— A minh’alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?

— Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até vossa morada!

— Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus!

Evangelho (Jo 10,1-10)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.

6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Em Deus está a plenitude de vida de que precisamos

Em Deus está a plenitude de vida de que precisamos. O primeiro passo para assumir essa plenitude é deixarmos que Ele seja a razão e o sentido do nosso viver.

“O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10,10).

Jesus veio a nós e Ele está no meio de nós para nos dar e nos garantir a vida. Quando nos referimos à vida que Jesus veio nos dar não estamos simplesmente dizendo que o fato de estarmos vivos e respirando temos vida. O Senhor quer que todos tenham vida: as crianças recém-nascidas, as que estão no ventre de sua mãe, aqueles que estão doentes e enfermos com doenças incuráveis e crônicas e os idosos que estão no entardecer da vida. Onde há respiração há vida e Deus ali está presente!

Contudo, Deus não nos quer somente respirando, mas sim que a nossa respiração – como sinônimo de existência e de vida terrena – tenha qualidade, sabor e sentido. Por isso o Senhor Deus quer dar plenitude à vida de cada um de nós! E o primeiro passo para assumir a plenitude da vida é deixarmos que a nossa vida esteja em Deus e Ele esteja na nossa vida e que Ele seja a razão e o sentido do nosso viver.

Dar plenitude à nossa vida significa aproveitar bem o tempo que nós temos. E aqui o “tempo” não importa a quantidade, se viveremos aqui na Terra alguns minutos, algumas horas, dias ou se viveremos cem ou mais do que cem anos. O importante é que o tempo em que vivemos seja vivido com qualidade. Não é menos a vida de uma criança recém-nascida que morre ou, por alguma causa, não pode viver muito tempo; ou a de um jovem ou uma criança que morre por qualquer circunstância. A vida dessas pessoas não vale menos do que a de alguém que vive setenta, oitenta, noventa ou cem anos.

Toda vida é vida e merece ser respeitada e valorizada! Toda vida merece ser protegida! Aquele que é o inimigo de Deus veio para roubar, destruir e para aniquilar o sentido da nossa vida, veio para tirar o sabor da nossa vida.

Jesus não quer que percamos o sabor de viver, o gosto pela vida. Deus não quer que a nossa vida seja amarga, tenha somente o féu da amargura. Mesmo em meio às tribulações, às dificuldades, às tristezas e aos desafios impostos pela vida, o Senhor quer dar sentido à nossa existência!

Que hoje possamos nos abrir para essa graça de Deus e, ao recebermos a Sua Palavra,  possamos valorizar, cada vez mais, a nossa vida e a dos nossos irmãos.

Deus Pai não quer ninguém vivendo pela metade, Ele quer que nossa vida seja plena, seja ela com saúde seja ela com doença; seja ela com menos ou com mais sofrimentos. O importante é que plenifiquemos a partir do dom maior, que é a graça de Deus, o sentido da nossa existência!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.