Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 4,13-21)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os escribas 13ficaram admirados ao ver a segurança com que Pedro e João falavam, pois eram pessoas simples e sem instrução. Reconheciam que eles tinham estado com Jesus. 14No entanto viam, de pé, junto a eles, o homem que tinha sido curado. E não podiam dizer nada em contrário.

15Mandaram que saíssem para fora do Sinédrio, e começaram a discutir entre si: 16“Que vamos fazer com esses homens? Eles realizaram um milagre claríssimo, e o fato tornou-se de tal modo conhecido por todos os habitantes de Jerusalém, que não podemos negá-lo. 17Contudo, a fim de que a coisa não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos ameaçá-los, para que não falem mais a ninguém a respeito do nome de Jesus”. 18Chamaram de novo Pedro e João e ordenaram-lhes que, de modo algum, falassem ou ensinassem em nome de Jesus. 19Pedro e João responderam: “Julgai vós mesmos, se é justo diante de Deus que obedeçamos a vós e não a Deus! 20Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos”. 21Então, insistindo em suas ameaças, deixaram Pedro e João em liberdade, já que não tinham meio de castigá-los, por causa do povo. Pois todos glorificavam a Deus pelo que havia acontecido.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 117,1-21)

— Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.

— Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” O Senhor é minha força e o meu canto, e tornou-se para mim o Salvador. “Clamores de alegria e de vitória ressoem pelas tendas dos fiéis.

— A mão direita do Senhor fez maravilhas, a mão direita do Senhor me levantou, a mão direita do Senhor fez maravilhas!” O Senhor severamente me provou, mas não me abandonou às mãos da morte.

— Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; quero entrar para dar graças ao Senhor! “Sim, esta é a porta do Senhor, por ela só os justos entrarão!” Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador!

Evangelho (Mc 16,9-15)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

9Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando.11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar. 12Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. 15E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Ressuscitemos a nossa fé em Cristo

“Maria Madalena  foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar” (Marcos 16,10-11).

Há a Boa Nova e o drama que se segue. A Boa Nova, a nova que é boa para sempre e para o nosso coração, é que Ele está vivo e ressuscitado. Quem O experimentou, quem O viu vai testemunhar para quem não viu, para quem está incrédulo, triste e desanimado, para quem está com o coração todo desalentado, a certeza de que ressuscita também o nosso coração e a nossa vida, a certeza de que Jesus está vivo e ressuscitado.

O que o evangelista Marcos narra são as incredulidades manifestadas de diversas maneiras. Muitos não acreditaram no testemunho de Madalena. Jesus apareceu a dois de Seus discípulos com outra aparência, eles foram também anunciar que viram Jesus, mas também não deram créditos a esses dois discípulos. Jesus também apareceu aos onze, comeu com eles, e Jesus os repreendeu por causa da dureza de coração, por causa da falta de fé e porque não tinham acreditado no testemunho da ressurreição.

Somos esses discípulos, pois, muitas vezes, estamos incrédulos, com o coração endurecido; e se o coração não se abre, não se dilata nem mergulha em Deus, na experiência viva com Ele, também não experimentamos o Ressuscitado, não acreditamos n’Ele e a Sua Palavra não age e nem penetra em nós.

Não deixemos o nosso coração ser tomado pela insensibilidade, porque, daqui a pouco, vai nos faltar fé

Existe uma dureza que percebo cada vez mais presente no meio de nós, e essa dureza se chama “indiferença”. Vamos à Missa, mas, muitas vezes, estamos só de corpo presente, porque o coração não consegue absorver, não consegue experimentar, não consegue mergulhar na presença do Ressuscitado. Às vezes, são os barulhos dentro da igreja, mas não é principalmente o barulho que vem de fora, é o barulho que vem de dentro, é o barulho que está nos inquietando, nos perturbando, está criando toda essa ansiedade que nos envolve, que não nos permite escutar, experimentar nem ver o Senhor.

Não deixemos o nosso coração ser tomado pela insensibilidade, porque, daqui a pouco, vai nos faltar fé, o coração vai se endurecer. Não basta saber que Jesus está vivo, pois os discípulos até sabiam, mas estavam vivendo aquela experiência morta, porque não deixaram a fé ressuscitar com Ele.

Ou permitimos Jesus ressuscitar a nossa fé ou não experimentaremos os frutos da Sua ressurreição em nossa vida. Saíamos da insensibilidade, da frieza, da indiferença, não coloquemos o nosso coração naquilo que nos perturba, mas coloquemos o nosso coração naquilo que nos dá a paz.

A paz que o nosso coração precisa e necessita está na experiência com o Ressuscitado.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.