Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Cor 1,1-9)

Início da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

1Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, 2à Igreja de Deus que está em Corinto: aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 3Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 4Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus: 5Nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, 6à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou entre vós. 7Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo. 8É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível, até o fim, até o dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 9Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 144)

— Bendirei o vosso nome, pelos séculos, Senhor!

— Bendirei o vosso nome, pelos séculos, Senhor!

— Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.

— Uma idade conta à outra vossas obras e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas!

— Narram todos vossas obras poderosas, e de vossa imensidade todos falam. Eles recordam vosso amor tão grandioso e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.

Evangelho (Mt 24,42-51)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 42“Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor.43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. 45Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? 46Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar.

47Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’, 49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; 50então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. 51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Estejamos sempre preparados para o encontro com o Senhor

 “Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor” (Mateus

Entre tantas incertezas da vida, uma certeza podemos ter: iremos ao encontro do Senhor e esse dia não tem hora marcada. Poderá ser hoje, amanhã, daqui a 50 ou 100 anos. Não sabemos, mas precisamos ficar atentos.

E o que é ficar atentos senão viver cada dia como se fosse único, como se tivéssemos que prestar contas da nossa vida hoje? Que mau operário é aquele que diz: “Eu não sei que horas o Senhor virá”, e vive a vida de qualquer jeito, cuida do seu trabalho de qualquer jeito e deixa para última hora para se cuidar, arrumar-se, deixar tudo em ordem para aparentar que está tudo bem.

A nossa vida não é um pedaço de vida, a nossa vida é um todo, é o hoje, o aqui e o agora. A nossa vida é daquele empregado que é prudente, que sabe que a todo momento seu patrão pode chegar, mas não é por medo do patrão, é por responsabilidade e consciência reta.

Não vou colocar ordem na casa, na minha vida e no meu coração por medo de Deus, mas por amor que tenho a mim, pelo amor que tenho a Deus, pelo desejo que tenho de me encontrar com Deus e viver com Ele aqui e agora.

A morte não vai surpreender ninguém quando nós, a cada dia, já vivemos indo ao encontro de Deus

Estamos vivendo uma religião errada, porque acreditamos que o encontro com Deus é depois da morte, mas depois da morte vai ser uma decepção, pois se não nos encontramos com Deus na vida, como vamos encontrá-Lo depois da morte?

Somos esse operário imprudente, que não arruma a casa, porque não sabe a hora que o Senhor virá. Agora, se somos o bom operário, já vamos ao encontro do Senhor aqui e agora. Quando a morte chegar, ela não será nenhuma surpresa para nós. Assim morreu, porque assim viveu.

Estava me lembrando da Dra. Zilda Arns… Que mulher santa! Viveu a vida para cuidar de crianças, e está aí a Pastoral da Criança que, de forma maravilhosa ela criou, fundou e cuidou até o último dia da sua vida, e ainda se dedicou à Pastoral para os idosos. Ela estava no Haiti, no meio de uma edificação da Pastoral da Criança, num país tão necessitado, quando um terremoto levou tudo a desabar, e ela morreu. Ela não sabia que morreria naquele dia, mas ela fez no último dia o que fez durante toda a sua vida. Pode ter parecido trágica a morte dela, mas não foi, porque ela viveu a cada dia aquilo que viveu até a hora da morte.

A morte não vai surpreender ninguém quando nós, a cada dia, já vivemos indo ao encontro de Deus, fazendo o que é para fazer para Ele de manhã, a tarde ou a noite. Não vamos nos surpreender, porque só nos surpreendemos com aquilo que não vivemos de forma intensa e verdadeira.

Deus abençoe você!       

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.