Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Jo 1,1-4)

Leitura da Primeira Carta de São João.

1Caríssimos, o que era desde o princípio, o que nós ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida, — 2de fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós —3isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4Nós vos escrevemos estas coisas para que a nossa alegria fique completa.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 96)

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

— Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito.

— As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória.

— Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria, para os retos corações. Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu Santo nome!

Evangelho (Jo 20,2-8)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo.5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

https://www.youtube.com/watch?time_continue=5&v=BM3_YbFgkL0

Jesus é a luz que ilumina a nossa vida

Se o Natal é a festa das luzes, só há uma luz que, verdadeiramente, ilumina a nossa vida, essa luz chama-se: Jesus

“De fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós” (1João 2).

Hoje, temos a graça nesse contexto natalino, de celebrarmos o apóstolo São João. Ontem, celebramos o primeiro mártir que foi Estêvão, hoje celebramos o único apóstolo que não foi mártir, que é justamente João, o evangelista.

João é o evangelista do amor, da poesia cristã, é aquele que nos ajuda a amar de forma terna e bela o Verbo Encarnado, o Verbo manifestado. A vida eterna que estava em Deus, agora está no meio de nós. É João que, nos ensina a amarmos com poesia, com ternura, afeto, com o coração e não só com a razão, nos ensina a amar esse Deus que está no meio de nós.

João traz para nós a alegria, a vivacidade, a presença do Deus vivo e encarnado no meio de nós. É ele que nos diz justamente isso: “Os nossos olhos contemplaram e somos testemunhas de que, a vida eterna que estava no Pai, está entre nós”.

João nos dá os olhos da fé, pois é ele quem vai nos dizer que esse menino que nasce, é a luz do mundo, é a luz que traz brilho à nossa vida; é a luz que ilumina os olhos da nossa existência, para contemplarmos Jesus.

Nesse tempo que estamos vivendo, vamos contemplar Jesus, vamos vê-Lo, vamos ao encontro d’Ele, para que a nossa vida tenha brilho, luz e a graça.

Não podemos mais vivermos apagados, uma sem graça, sem gosto, sem sabor, sem luz; nas trevas e na escuridão.

Deus não nos quer na escuridão, Ele nos quer na luz, na claridade; Ele quer que a nossa vida esteja brilhando para os outros. Não entenda “brilhar para os outros”, como se tivéssemos que chamar atenção para nós. É Jesus, que vive em nós, quem deve chamar atenção. 

Que a nossa vida abrilhante essa graça, essa ternura de Deus manifestada, viva e presente no meio de nós. Se o Natal é a festa das luzes, só há uma luz que, verdadeiramente, ilumina a nossa vida, essa luz chama-se: Jesus. É a Ele que queremos adorar, louvar, bendizer e engrandecer.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.