Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Sm 6,12b-15.17-19)

Leitura do Segundo Livro de Samuel.

Naqueles dias, 12bDavi pôs-se a caminho e transportou festivamente a arca de Deus da casa de Obed-Edom para a cidade de Davi. 13A cada seis passos que davam, os que transportavam a arca do Senhor sacrificavam um boi e um carneiro.

14Davi, cingido apenas com um efod de linho, dançava com todas as suas forças diante do Senhor. 15Davi e toda a casa de Israel conduziram a arca do Senhor, soltando gritos de júbilo e tocando trombetas. 17Introduziram a arca do Senhor e depuseram-na em seu lugar, no centro da tenda que Davi tinha armado para ela. Em seguida, ele ofereceu holocaustos e sacrifícios pacíficos na presença do Senhor. 18Assim que terminou de oferecer os holocaustos e os sacrifícios pacíficos, Davi abençoou o povo em nome do Senhor todo-poderoso. 19E distribuiu a toda a multidão de Israel, a cada um dos homens e das mulheres, um pão de forno, um bolo de tâmaras e uma torta de uvas. Depois todo o povo foi para casa.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 23)

— Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “É o Senhor, o valoroso, o grandioso!”

— Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “É o Senhor, o valoroso, o grandioso!”

— “Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da glória possa entrar!”

— Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “É o Senhor, o valoroso, o onipotente, o Senhor, o poderoso nas batalhas!”

— “Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da glória possa entrar!

— Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “O Rei da glória é o Senhor onipotente, o Rei da glória é o Senhor Deus do universo!

Evangelho (Mc 3,31-35)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. 33Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

A presença do Senhor nos alegra

“Davi, cingido apenas com um efod de linho, dançava com todas as suas forças diante do Senhor. Davi e toda a casa de Israel conduziram a arca do Senhor, soltando gritos de júbilo e tocando trombetas” (2Sm 6,14-15).

Como nós precisamos no colocar inteiros, sermos inteiros na presença do Senhor nosso Deus!

A presença do Senhor nos alegra, trás jubilo e ânimo à nossa alma e coração. Para algumas pessoas parece perturbador levantar as mãos diante do Senhor, bater palmas diante d’Ele e dançar em Sua presença.

Eu admiro as culturas que são movidas com muita alegria, dança… As culturas africanas, inclusive as expressões religiosas, católicas, todas elas dançam, e dançam muito, até de forma efusiva. Como isso dá animo e júbilo a nós.

Por isso, diante de Deus, nós não podemos ter mente e coração fechados, mas precisamos ter a serenidade e o júbilo. A serenidade de não se perder nas agitações, saber ser sereno, calmo, sóbrio para ouvir e deixar Deus falar, ou seja, é o momento do profundo silêncio, da profunda serenidade diante da presença do Senhor.

A presença do Senhor nos alegra, trás jubilo e ânimo à nossa alma e coração

Mas na presença d’Ele nós também temos de nos rejubilar, nos alegrar até de forma efusiva como fez Davi, que dançou, dançou e dançou, e até escandalizou, mas não deixou de se alegrar diante da presença do Senhor, e conduzia a Arca soltando gritos, júbilos de alegria na presença do Senhor.

Não podemos é fugir para os extremos: há os que acham que nós temos de o tempo inteiro, gritar, bater palmas, o tempo inteiro dançar, não! Temos sim de bater palmas, dançar, louvar; temos de nos rejubilarmos na presença d’Ele, mas temos também de deixar a alma mergulhar na serenidade, no silêncio. Sábio é aquele que sabe conduzir, com prudência, a sua própria relação com Deus; sabe conduzir na virtude a sua relação com Deus.

Davi que compôs Salmos maravilhosos, que soube silenciar, escutar, deixar-se conduzir; Davi que, muitas vezes, chorou, reviu a sua própria vida, esse é o mesmo Davi que também canta, dança e se rejubila na presença de Deus. Um homem de Deus e uma mulher de Deus são aqueles que sabem: silenciar, ouvir, escutar, penitenciar, fazerem silêncio, mas também sabem rejubilar, levantar seus braços, pular; se abaixar, se ajoelhar. Sabem serem inteiros na presença de Deus.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios