Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Sm 6,12b-15.17-19)

Leitura do Segundo Livro de Samuel.

Naqueles dias, 12bDavi pôs-se a caminho e transportou festivamente a arca de Deus da casa de Obed-Edom para a cidade de Davi. 13A cada seis passos que davam, os que transportavam a arca do Senhor sacrificavam um boi e um carneiro.

14Davi, cingido apenas com um efod de linho, dançava com todas as suas forças diante do Senhor. 15Davi e toda a casa de Israel conduziram a arca do Senhor, soltando gritos de júbilo e tocando trombetas. 17Introduziram a arca do Senhor e depuseram-na em seu lugar, no centro da tenda que Davi tinha armado para ela. Em seguida, ele ofereceu holocaustos e sacrifícios pacíficos na presença do Senhor. 18Assim que terminou de oferecer os holocaustos e os sacrifícios pacíficos, Davi abençoou o povo em nome do Senhor todo-poderoso. 19E distribuiu a toda a multidão de Israel, a cada um dos homens e das mulheres, um pão de forno, um bolo de tâmaras e uma torta de uvas. Depois todo o povo foi para casa.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 23)

— Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “É o Senhor, o valoroso, o grandioso!”

— Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “É o Senhor, o valoroso, o grandioso!”

— “Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da glória possa entrar!”

— Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “É o Senhor, o valoroso, o onipotente, o Senhor, o poderoso nas batalhas!”

— “Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da glória possa entrar!

— Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “O Rei da glória é o Senhor onipotente, o Rei da glória é o Senhor Deus do universo!

Evangelho (Mc 3,31-35)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. 33Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

A presença do Senhor nos alegra

“Davi, cingido apenas com um efod de linho, dançava com todas as suas forças diante do Senhor. Davi e toda a casa de Israel conduziram a arca do Senhor, soltando gritos de júbilo e tocando trombetas” (2Sm 6,14-15).

Como nós precisamos no colocar inteiros, sermos inteiros na presença do Senhor nosso Deus!

A presença do Senhor nos alegra, trás jubilo e ânimo à nossa alma e coração. Para algumas pessoas parece perturbador levantar as mãos diante do Senhor, bater palmas diante d’Ele e dançar em Sua presença.

Eu admiro as culturas que são movidas com muita alegria, dança… As culturas africanas, inclusive as expressões religiosas, católicas, todas elas dançam, e dançam muito, até de forma efusiva. Como isso dá animo e júbilo a nós.

Por isso, diante de Deus, nós não podemos ter mente e coração fechados, mas precisamos ter a serenidade e o júbilo. A serenidade de não se perder nas agitações, saber ser sereno, calmo, sóbrio para ouvir e deixar Deus falar, ou seja, é o momento do profundo silêncio, da profunda serenidade diante da presença do Senhor.

A presença do Senhor nos alegra, trás jubilo e ânimo à nossa alma e coração

Mas na presença d’Ele nós também temos de nos rejubilar, nos alegrar até de forma efusiva como fez Davi, que dançou, dançou e dançou, e até escandalizou, mas não deixou de se alegrar diante da presença do Senhor, e conduzia a Arca soltando gritos, júbilos de alegria na presença do Senhor.

Não podemos é fugir para os extremos: há os que acham que nós temos de o tempo inteiro, gritar, bater palmas, o tempo inteiro dançar, não! Temos sim de bater palmas, dançar, louvar; temos de nos rejubilarmos na presença d’Ele, mas temos também de deixar a alma mergulhar na serenidade, no silêncio. Sábio é aquele que sabe conduzir, com prudência, a sua própria relação com Deus; sabe conduzir na virtude a sua relação com Deus.

Davi que compôs Salmos maravilhosos, que soube silenciar, escutar, deixar-se conduzir; Davi que, muitas vezes, chorou, reviu a sua própria vida, esse é o mesmo Davi que também canta, dança e se rejubila na presença de Deus. Um homem de Deus e uma mulher de Deus são aqueles que sabem: silenciar, ouvir, escutar, penitenciar, fazerem silêncio, mas também sabem rejubilar, levantar seus braços, pular; se abaixar, se ajoelhar. Sabem serem inteiros na presença de Deus.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.