Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 11,19-26)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 19aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estêvão chegaram à Fenícia, à ilha de Chipre e à cidade de Antioquia, embora não pregassem a Palavra a ninguém que não fosse judeu.

20Contudo, alguns deles, habitantes de Chipre e da cidade de Cirene, chegaram a Antioquia e começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes a Boa Nova do Senhor Jesus. 21E a mão do Senhor estava com eles. Muitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor.

22A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé até Antioquia. 23Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração. 24É que ele era um homem bom, cheio de Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor.

25Então Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo. 26Tendo encontrado Saulo, levou-o a Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja, e instruíram uma numerosa multidão. Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 86)

— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.

Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.

— O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.

— Lembro o Egito e Babilônia entre os meus veneradores. Na Filisteia ou em Tiro ou no país da Etiópia, este ou aquele ali nasceu. De Sião, porém, se diz: “Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança”.

— Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: “Foi ali que estes nasceram”. E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: “Estão em ti as nossas fontes!”

Evangelho (Jo 10,22-30)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

Glória a vós, Senhor.

22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. 23Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. 24Os judeus rodeavam-no e disseram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”.

25Jesus respondeu: “Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; 26vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.

29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

O testemunho dos seguidores de Cristo pode mudar o mundo

O testemunho dos seguidores de Cristo pode mudar o mundo! Que nenhum contratestemunho e nenhuma perseguição tirem do nosso coração o amor a Cristo Jesus!

“Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos” (At 11, 26).

A Palavra de Deus hoje, por intermédio dos Atos dos Apóstolos, nos ajuda a meditar e a acompanhar a ação evangélica e evangelizadora do apóstolo Paulo. E hoje olha mais de perto ainda a junção de Paulo e Barnabé, aquele que será um dos seus companheiros nesta missão apostólica de levar o Evangelho a todos os cantos da Terra. Por isso Barnabé foi primeiro enviado a Antioquia, um dos centros do mundo naquela época.

Quando Barnabé chegou a Antioquia, ele pregou com ousadia, com muita firmeza e autoridade a Palavra de Deus. Todos ficaram muito alegres e felizes com a pregação de dele, porque primeiro ele animava a todos; os animava para que permanecessem fiéis, para que não se entregassem ao desânimo e não se cansassem de ser seguidores e servidores do Cristo Jesus.

Depois de sair dali, Barnabé foi se encontrar com Paulo em Tarso; e os dois foram juntos para a Antioquia e ali trabalharam firmes por um ano inteiro naquela igreja, dando testemunho da fidelidade e do amor a Jesus Cristo, da alegria no serviço de quanto era bom ser discípulo e seguidor de Jesus Cristo. E assim vem uma grande graça, porque os outros começam a perceber o testemunho de vida deles [Paulo, Barnabé e cristãos], a coerência de vida, a alegria que eles têm, a disponibilidade, a intrepidez e a ousadia deles de anunciar o Evangelho. Então pela primeira vez, os discípulos de Jesus são chamados de “cristãos”, ou seja, são seguidores de Cristo, levam em si a marca de Cristo Jesus.

Ser cristão não é apenas um título; ser cristão é uma realidade, é a missão maior que todos nós recebemos, a qual o batismo nos conferiu! O que mais falta no mundo hoje é que as pessoas reconheçam onde estão os cristãos; não os cristãos por número, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por pesquisa, mas onde está o testemunho de vida daqueles que seguem Cristo Jesus, onde está a diferença que faz alguém que se torna discípulo de Jesus.

Por isso a Palavra de Deus quer nos exortar à perseverança e à santidade de vida, mas sobretudo a não termos medo de testemunhar que somos seguidores de Jesus Cristo, que somos Seus discípulos, que a nossa vida é sinônimo da paixão e do amor que temos ao Evangelho e ao seguimento de Cristo Jesus.

Que nenhum desânimo, que nenhum contratestemunho e que nenhuma perseguição tirem do nosso coração o nosso amor a Cristo Jesus!

Que se multiplique não somente o número de cristãos pelo mundo, mas que se multiplique o número daqueles que são verdadeiramente apaixonados por Jesus, que são capazes de dar a vida por Ele, que são capazes de testemunhar que Jesus dá sentido e valor à nossa vida!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.