Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 5,27-33)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 27eles levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo sacerdote começou a interrogá-los, 28dizendo: “Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!”

29Então Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. 31Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. 32E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que a Ele obedecem”. 33Quando ouviram isto, ficaram furiosos e queriam matá-los.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 33)

— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

— Mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta.

— Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta.

Evangelho (Jo 3,31-36)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

31“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida.

35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Peça a Jesus a graça de ter a visão do Alto

“Aquele que vem do Alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. De fato, Aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida” (João 3,31-34).

Meus irmãos e minhas irmãs, nós estamos caminhando neste tempo pascal. E nós somos impulsionados, a partir da leitura do novo testamento, no Domingo de Páscoa: “Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do Alto. E, hoje, essa temática “coisas do Alto” volta aqui no evangelho que nós meditamos, porque Jesus está falando aos seus discípulos, e também a cada um de nós, da necessidade de termos esta visão do Alto, que se contrapõe à visão de baixo, à visão da terra, a uma visão carnal. E nós podemos ver a vida, os fatos e a nossa realidade espiritual sob estas duas perspectivas: a visão do Alto e a de baixo.

Nós nos acostumamos muito com a segunda, nos acostumamos muito em ver a vida a partir das coisas de baixo, sem ver o significado profundo das coisas; sem, muitas vezes, dar um sentido espiritual às coisas que nós vivemos. Mas nós estamos aqui, hoje, diante da afirmação de Jesus, de que Ele sim tem a visão do Alto; Ele nos traz, verdadeiramente, as coisas do Pai, as coisas que se referem a Deus, as coisas espirituais. 

Peçamos ao Senhor a graça de termos a Sua visão, a visão do Alto, a visão espiritual sobre todas as realidades

Uma vez que o Filho de Deus se encarnou, uma vez que o Filho de Deus se colocou no meio de nós, Ele traz essa visão diferente. A visão de Jesus não é fragmentada, e sim uma visão de conjunto; não é uma visão minimalista das coisas, não é casuística, pois a visão de Jesus é um todo. Jesus vê, por exemplo, o ser humano em todos os seus aspectos, e não simplesmente no aspecto espiritual ou biológico, mas Jesus nos olha com uma capacidade imensa; e nós somos chamados a entrar nessa visão de Jesus. Por isso, Ele nos dá o Seu espírito; Ele disse: “Dá o espírito sem medida”. 

Nós estamos caminhando, neste tempo pascal, mas não nos esqueçamos que também estamos caminhando para a celebração de Pentecostes: cinquenta dias após a Páscoa, nós celebraremos Pentecostes. E esse Espírito que Jesus nos dá, que é enviado sobre todos nós, pelo Pai e pelo Filho, nos traz outras medidas. O Espírito Santo nos traz outras modalidades de ver a vida, outro modo de enxergar a nossa vida, a do outro; de enxergar a vida de Deus, as coisas de Deus. Por isso, há a necessidade de nos aproximar da graça de Deus manifestada em Jesus Cristo, o Senhor; graça de Deus manifestada no Espírito Santo, que é Senhor e dá vida, para que nós aprendamos, de fato, a enxergar as coisas com a visão do Alto.

Os fatos que nos acontecem, por exemplo, as realidades do nosso dia a dia, as mínimas coisas que nos acontecem precisam ter uma visão espiritual, uma visão do Alto, porque todos os fatos, tudo o que nos circunda, tudo aquilo que nos acontece precisa concorrer para o nosso bem, para a salvação da nossa alma, para nos levar para Deus. São Paulo nos garante isto: “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”.

Peçamos, hoje, ao Senhor, a graça de termos a Sua visão, a visão do Alto, a visão espiritual sobre todas as realidades!

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. 

Amém!

Padre Donizete Ferreira  - Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.