Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Ef 2,19-22)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 18)

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

Evangelho (Lc 6,12-19)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.

17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Deixemo-nos iluminar pela graça da escuta a Deus

 “Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolhidos dentre eles ” (Lucas 6,12-13).

Hoje, estamos celebrando, com a graça de Deus, dois dos Doze apóstolos de Jesus: São Simão e São Judas Tadeu. E a primeira coisa que a Palavra de Deus nos aponta é que esses homens foram escolhidos não somente a dedo, como também no coração e na oração.

Um homem de Deus não faz escolhas apenas de acordo com os critérios humanos, pelo contrário, ele se deixa iluminar pela graça de Deus, que dá o discernimento e aponta a direção. Às vezes, você vai dizer: “Jesus orou e, mesmo assim, errou porque escolheu Judas”. Não! Pelo contrário, mesmo Deus olhando para nós e sabendo que temos más inclinações, Deus nos chama, Ele nos escolhe porque quer nos dar chance a cada dia para nos convertermos, para sermos melhores, para dizer que temos jeito.

Não há graça maior para o nosso tempo do que a graça da escuta

Quando você não acredita que você tem jeito, você se perde assim como Judas se perdeu, se iludiu e se enganou, mas queremos celebrar hoje esses dois apóstolos que foram fiéis, pois a fidelidade é importante, apesar das fragilidades, porque todos eles tinham fragilidades , fraquezas e pecados. Quando olhamos para a nossa vida, temos fragilidades, limites e pecados, e Deus nos escolhe apesar disso tudo para dizer que maior na nossa vida é a graça. E caímos em desgraça quando deixamo-nos levar pelas nossas inclinações e não pela graça da graça.

Apóstolos escolhidos para estarmos com Jesus, para orarmos com Ele, para aprendermos a confiar na graça, para nos voltarmos e sermos transformados pela graça. Apóstolos escolhidos por Jesus para ouvi-Lo. E, uma vez que eles ouviam Jesus, eram enviados por Ele para anunciar em nome do Senhor. E como é que vamos falar do Senhor se não ouvimos o Senhor? Muitos iam até Jesus para ouvirem a Sua Palavra e serem curados de suas doenças e enfermidades.

Penso que não há graça maior para o nosso tempo do que a graça da escuta; vivemos numa sociedade surda, vivemos numa sociedade muito barulhenta, e por isso que nos perdemos tão facilmente, é por isso que emocionalmente estamos tão doentes porque vivemos muito barulhados. A graça de escutarmos Jesus é a graça de sermos curados de todos os tormentos mentais, espirituais e emocionais que passamos nos tempos em que vivemos.

Deus nos quer curados, mas a cura vem pela escuta, não é pelo desespero, não é pelo grito. Aprendamos a escutar Jesus, essa é a primeira lição do discipulado, do apostolado dos seguidores de Jesus; e muitos se perdem pelo caminho, inclusive nas confusões das emoções porque perdem a graça da escuta.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.