Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 2,36-41)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: 36“Que todo povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”.
37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que devemos fazer?” 38Pedro respondeu: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”.
40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!” 41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 32)

— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.
— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

— Reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.

— Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.
— No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

Segunda Leitura (Gn 22,1-2.9a.10-13.15-18)

Leitura do Livro do Gênesis:

Naqueles dias, 1Deus pôs Abraão à prova. Chamando-o, disse: Abraão!” E ele respondeu: “Aqui estou”. 2E Deus disse: “Toma teu filho único, Isaac, a quem tanto amas, dirige-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um monte que eu te indicar”.

9aChegados ao lugar indicado por Deus, Abraão ergueu um altar, colocou a lenha em cima, amarrou o filho e o pôs sobre a lenha em cima do altar. 10Depois, estendeu a mão, empunhando a faca para sacrificar o filho.

11E eis que o anjo do Senhor gritou do céu, dizendo: “Abraão! Abraão!” Ele respondeu: “Aqui estou!”. 12E o anjo lhe disse: “Não estendas a mão contra teu filho e não lhe faças nenhum mal! Agora sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu filho único”.

13Abraão, erguendo os olhos, viu um carneiro preso num espinheiro pelos chifres; foi buscá-lo e ofereceu-o em holocausto no lugar do seu filho.

15O anjo do Senhor chamou Abraão, pela segunda vez, do céu, 16e lhe disse: “Juro por mim mesmo — oráculo do Senhor —, uma vez que agiste deste modo e não me recusaste teu filho único, 17eu te abençoarei e tornarei tão numerosa tua descendência como as estrelas do céu e como as areias da praia do mar. Teus descendentes conquistarão as cidades dos inimigos. 18Por tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra, porque me obedeceste”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Evangelho (Jo 20,11-18)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: ”Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.
16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto de meu Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Jesus é o consolo de que nossa alma necessita

Podemos perder as batalhas, mas a guerra já foi vencida! Cristo está vivo e ressuscitado, está no meio de nós para levantar nosso ânimo e confiança

“Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?”. Ela respondeu: ”Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram” (João 20,13).

Maria Madalena foi ao túmulo bem cedo para estar ao lado do Senhor, mas, quando chegou lá, não encontrou Seu corpo, o túmulo estava vazio. Ela começou a chorar de forma compulsiva, até os anjos que estavam presente foram dar-lhe o primeiro consolo: “Por que choras?”.

Em nossa vida, encontramos, muitas vezes, situações onde choramos por tristezas e decepções, porque algo não está bem dentro de nós. Choramos por derrotas e angústias; choramos, porque colocamos nossa esperança onde nos decepcionamos, porque perdemos alguém muito querido ou, então, porque recebemos uma má notícia.

Há aqueles para os quais as lágrimas correm pelos olhos, e também aqueles que, talvez, não as deixem cair, mas estão chorando por dentro. Há um choro que é de tristeza, de saudade, necessidade e consolo.

Uma coisa muito importante: o Cristo ressuscitado vem para enxugar todas as nossas lágrimas e para nos perguntar: “Por que choram? Por que estão tristes e desanimados? Por que estão com a alma tão abatida?”. Precisamos responder o porquê.

Maria disse que estava chorando, porque o seu Senhor havia sido roubado, não estava lá. E por que nós choramos? Por que a tristeza bate à nossa porta? Precisamos colocar para fora, desabafar e deixar sair de nós as razões que entristecem o nosso coração e nos fazem chorar na vida.

Jesus vivo e ressuscitado é o consolo da nossa alma e do nosso coração! Podemos perder as batalhas, mas a guerra já foi vencida e Cristo está vivo e ressuscitado, está no meio de nós para levantar o nosso ânimo, a nossa confiança e não nos permitir jamais perder a esperança, seja qual for a situação, seja qual for a tribulação ou angústia que passamos nesta vida.

Não desanime, não entregue sua alma ao desânimo e ao desespero, não entregue seu coração ao fracasso. A nossa vitória definitiva já foi proclamada e está entre nós! Por isso, se temos mil motivos para estarmos tristes, temos um único que alegra definitivamente nossa alma e nosso coração.

Seja o consolo de quem chora, o ânimo de quem está desanimado, a esperança de quem a perdeu. Seja testemunha de que Cristo está vivo, testemunhe que se encontrou com Ele e que isso fez toda a diferença em sua vida. Não leve desânimo, desespero, não crie pânico entre as pessoas. Não use a expressão “Não tem mais jeito!”. Tem jeito, porque, para a morte que parecia não ter mais jeito, Cristo trouxe a vida.

Quando uma situação na vida de quem quer que seja parecer totalmente desesperadora, semeie a semente da ressurreição. Por pior e maior que seja o Calvário, de lá irá brotar a vida nova!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.