Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 5,34-42)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 34um fariseu chamado Gamaliel, levantou-se no Sinédrio. Era mestre da Lei e todo o povo o estimava. Gamaliel mandou que os acusados saíssem por um instante.

35Depois disse: “Homens de Israel, vede bem o que estais para fazer contra esses homens. 36Algum tempo atrás apareceu Teudas, que se fazia passar por uma pessoa importante, e a ele se juntaram cerca de quatrocentos homens. Depois ele foi morto e todos os que o seguiam debandaram, e nada restou.

37Depois dele, no tempo do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que arrastou o povo atrás de si. Contudo, também ele morreu e todos os seus seguidores se dispersaram. 38Quanto ao que está acontecendo agora, dou-vos um conselho: não vos preocupeis com esses homens e deixai-os ir embora. Porque, se este projeto ou esta atividade é de origem humana será destruído. 39Mas, se vem de Deus, vós não conseguireis eliminá-los. Cuidado para não vos pordes em luta contra Deus!” E os membros do Sinédrio aceitaram o parecer de Gamaliel.

40Chamaram então os apóstolos, mandaram açoitá-los, proibiram que eles falassem em nome de Jesus, e depois os soltaram. 41Os apóstolos saíram do Conselho muito contentes por terem sido considerados dignos de injúrias, por causa do nome de Jesus. 42E cada dia, no Templo e pelas casas, não cessavam de ensinar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 26)

— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor.

— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor.

— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu temerei?

— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.

— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

Evangelho (Jo 6,1-15)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com seus discípulos. 4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.

5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.

8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” 10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.

11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”

13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Apresente a Jesus o seu pouco e Ele realizará um milagre na sua vida!

 “Naquele tempo, Jesus disse a Filipe: ‘Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?’. Disse isso para pô-lo à prova, pois Ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. Filipe respondeu: ‘Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um’. Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: ‘Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?’. Jesus disse: ‘Fazei sentar as pessoas’. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes” (João 6, 5b-11).

Meus irmãos e minhas irmãs, hoje, temos o relato da multiplicação dos pães e dos peixes: o milagre que Jesus realizou. Partiremos do lugar: “Tiberíades”. Jesus está nesta cidade de Tiberíades, que representa o mundo pagão, poderíamos dizer que essa cidade representa o mundo sem Deus, mas diríamos que é um mundo que não quer Deus ou ainda não provou do amor d’Ele. Um mundo pagão é aquilo que está à nossa volta, mas também o que está dentro de nós, aquela parte de nós que ainda não acolheu e aderiu a Deus. É essa realidade dentro de nós, que ainda não acolheu a Jesus, que precisa ser alimentada e receber a graça da intervenção de Jesus.

Tenha coragem de apresentar o seu pouco para Jesus, porque Ele pode realizar um milagre; pode realizar uma grande graça

Certamente, à sua volta, existem muitas pessoas que ainda vivem em Tiberíades, que ainda vivem com esta necessidade de experimentar o Pão do céu; o Pão verdadeiro que alimenta a nossa alma. Quantas pessoas precisam experimentar isso! E é nesta ocasião, neste lugar, nesta situação que Jesus faz uma pergunta — e a pergunta que Jesus dirige a Filipe, na verdade, é uma pergunta dirigida a todos nós: “Como achar uma saída onde não parece ter saída? Como dar uma resposta, quando nós estamos mergulhados na dúvida? O que fazer?”. A força de uma situação que nos supera só em Jesus a resposta para ela pode ser encontrada. Só Jesus é a resposta nesses momentos nos quais as situações parecem ser maiores do que nós. 

Filipe viu uma grande multidão: cinco mil homens. “Como dar pão para toda essa gente?”. Certamente, você já fez uma experiência assim: diante de um fato, de uma situação, você se espantou; e também se perguntou: “Como é que eu vou resolver isso?”; “Como é que eu vou sair dessa situação?”; Como é que eu vou dar uma resposta a essa situação?”. A realidade, muitas vezes, é desproporcional: o que que eu devo enfrentar e como eu estou por dentro? O que eu tenho de capacidade, de força, e o que se apresenta diante de mim?

Diante da situação que você pensou, você poderia dizer: “Agora, só um milagre, só uma intervenção divina; só Jesus pode me ajudar nesta causa”. Nós dizemos assim: “Só Jesus na causa’’. E é só Jesus quem pode me dar uma resposta diante desse fato. Só Jesus quem pode me Salvar. Esse é o momento em que requer de nós uma grande humildade de saber reconhecer o que que eu posso oferecer: “Eu tenho isso, Senhor”. Na verdade, os discípulos apontam para Jesus: “Tem aqui essa criança, esses pedaços de pães, esses peixes, mas o que é isso para tanta gente?”. Porém, é o pouco; pois não pense que o pouco não valha nada, porque, se o teu pouco é com Jesus Cristo, ele pode valer um milagre, pode mudar todas as coisas.

Hoje, tenha coragem de apresentar o seu pouco para Jesus, porque Ele pode realizar um milagre; pode realizar uma grande graça. 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. 

Amém!

Padre Donizete Ferreira  -  Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.