Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Jo 4,7-16)

Leitura da Primeira Carta de São João.

7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor.

9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito.

14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para co­nosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 33)

— Provai e vede quão suave é o Senhor!

— Provai e vede quão suave é o Senhor!

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda a angústia.

— O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

— Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, porque nada faltará aos que o temem. Os ricos empobrecem, passam fome, mas aos que buscam o Senhor não falta nada.

Evangelho (Jo 11,19-27)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.

21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.

25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Saibamos valorizar os verdadeiros amigos

 “Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão” (João 11,19).

A Igreja nos dá a graça de celebrarmos, hoje, a festa dos irmãos Lázaro, Marta e Maria. É interessante, porque essa memória, até então, era somente de Santa Marta, mas foi o Papa Francisco quem uniu numa só festa, numa só celebração, os três irmãos. Esses irmãos eram tão unidos, eles viviam praticamente na mesma casa – apesar de Lázaro ter a sua casa. Ele era tão próximo de suas irmãs, Marta e Maria, que entre eles há um testemunho de amor e cuidado de um para com o outro.

É para nós o exemplo da convivência fraterna, de que irmão cuida de irmão, de que irmão se importa com o irmão, e de que irmão dá a vida pelo irmão. É Marta e Maria que estão desconsoladas pelo irmão que perderam (Lázaro).

Aqui tem uma coisa importante: os três irmãos serviam a Jesus, amavam a Jesus, eram amigos de Jesus. Ele fazia questão de passar em Betânia para ir à casa dos Seus amigos. Betânia é a casa dos amigos de Jesus. Marta, Maria e Lázaro são os amigos de Jesus. Só quem sabe o que é ter amigos sabe valorizar verdadeiramente a amizade. Muitas pessoas conheciam Jesus, muitas pessoas até O seguiam, mas não eram amigas d’Ele. Porque nem todo mundo que é próximo a nós é nosso amigo.

Não é que amigo precisa ser algo seletivo, mas precisa ser bem escolhido; amigo é coisa realmente do peito, do coração; e nós contamos nos dedos das nossas mãos quem são nossos amigos.

Só quem sabe o que é ter amigos, sabe valorizar verdadeiramente a amizade

Jesus tinha os apóstolos, os discípulos e toda uma multidão, era muito bem conhecido pelo bem que fazia a tantos, mas amigos, além dos três discípulos que eram próximos (Pedro, Tiago e João), estão os irmãos Marta, Maria e Lázaro.

Todos nós podemos ser amigos de Jesus à medida que O acolhemos primeiro, que O amamos e somos autênticos com Ele.

Muitas vezes, não sabemos ser amigos nem uns dos outros, quanto mais sermos amigos de Deus. E uma vez que também não sabemos ser amigos de Deus, nós também não sabemos ser amigos uns dos outros.

Amigo é aquele que goza da nossa intimidade, do nosso respeito e da nossa consideração. Amigo é, muitas vezes, mais do que irmão. Tem irmão que é amigo e tem irmão que não é tão amigo, mas tem amigo que é um verdadeiro irmão para o nosso coração.

Que aprendamos com os irmãos Marta, Maria e Lázaro, que foram os amigos de Jesus, a termos poucos amigos, mas verdadeiros e autênticos. Só pelos amigos soltamos as lágrimas mais profundas do nosso coração. Muitas pessoas morreram na época de Jesus, mas Ele não chorou tanto e não soltou o Seu coração como quando morreu seu amigo, seu irmão Lázaro. Amigo é unido, é parte de você.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.