Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Jr 1,17-19)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

Naqueles dias, a Palavra do Senhor foi-me dirigida: 17“Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te e comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer. Não tenhas medo, senão, eu te farei tremer na presença deles.

18Com efeito, eu te transformarei hoje numa cidade fortificada, numa coluna de ferro, num muro de bronze contra todo o mundo, frente aos reis de Judá e seus príncipes, aos sacerdotes e ao povo da terra; 19eles farão guerra contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para defender-te”, diz o Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 70)

— Minha boca anunciará vossa justiça!

— Minha boca anunciará vossa justiça!

— Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! Escutai a minha voz, vinde salvar-me!

— Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.

— Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo.

— Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis. Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas.

Evangelho (Mc 6,17-29)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.

21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.

24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João.

O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

A verdade deve ser sempre o centro da nossa vida

Observe-se, cuide-se e viva uma vida autêntica para a cabeça não se perder

“João dizia a Herodes: ‘Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão’. Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia” (Marcos 6,18).

Hoje, celebramos o martírio de São João Batista, um homem que passou toda a sua vida servindo ao Evangelho, ao Reino de Deus, e preparando os caminhos do Senhor. Morreu, porque arrancaram-lhe a cabeça, mas ele deu a cabeça para viver a verdade e anunciá-la, porque ele estava em Deus.

Herodíades perdeu a cabeça de outra forma. Ela era uma mulher sem juízo, que se juntou com outro sem juízo e “sem cabeça”, que era Herodes. Ela deixou seu marido para viver com um homem que não lhe pertencia.

João Batista não condenou Herodíades e Herodes; pelo contrário, apenas disse a verdade a eles: “Essa mulher não te pertence”. E não pertencia mesmo! Mas Herodíades odiava João, porque ele havia lhe dito a verdade.

Sabe, meus irmãos, não odiemos a verdade, não odiemos quem nos diz a verdade. Se esta nos incomoda, permitamo-nos ser incomodados por ela. Se a verdade não nos diz respeito, deixemo-nos viver no cuidado da própria vida.

Quem está de pé, cuidado para não cair! Observe-se, cuide-se e viva uma vida autêntica, pois é muito fácil perdermos a cabeça, desviarmo-nos da verdade. É muito fácil seguirmos as loucuras do mundo e perdermos o juízo da vida.

João tinha uma cabeça centrada em Deus, e isso significa viver a verdade e na verdade. João Batista é para nós um testemunho de vida evangélica, que tinha Deus como centro da sua vida.

Ter a cabeça no lugar é colocar Deus em primeiro lugar, é não se desviar da verdade nem se deixar satisfazer pelos seus próprios interesses ou desejos egoístas e orgulhosos. É, acima de tudo, deixar-se ser incomodado pela verdade. Há coisas pequenas ou, às vezes, grandes em nossa vida, que nós precisamos ser corrigidos, mas não gostamos, porque o orgulho não nos permite, fere-nos. É uma graça a ser corrigida, porque a correção melhora a nossa vida e não nos permite perder a cabeça.

Se não perdemos a cabeça, não perdemos o Céu nem Deus em nosso coração.

Deus abençoe você!

Ouça a Homilia

https://www.youtube.com/watch?v=5lBMCi0G3fk
 

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: mailto:padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios