Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Rm 8,18-25)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 18eu entendo que os sofrimentos do tempo presente nem merecem ser comparados com a glória que deve ser revelada em nós. 19De fato, toda a criação está esperando ansiosamente o momento de se revelarem os filhos de Deus. 20Pois a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua livre vontade, mas por sua dependência daquele que a sujeitou; 21também ela espera ser libertada da escravidão da corrupção e, assim, participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus. 22Com efeito, sabemos que toda a criação, até o tempo presente, está gemendo como que em dores de parto. 23E não somente ela, mas nós também, que temos os primeiros frutos do Espírito, estamos interiormente gemendo, aguardando a adoção filial e a libertação para o nosso corpo. 24Pois já fomos salvos, mas na esperança. Ora, o objeto da esperança não é aquilo que a gente está vendo; como pode alguém esperar o que já vê? 25Mas se esperamos o que não vemos, é porque o estamos aguardando mediante a perseverança.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 125)

— Maravilhas fez conosco o Senhor!

— Maravilhas fez conosco o Senhor!

— Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções.

— Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!

— Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

— Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!

Evangelho (Lc 13,18-21)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

O Reino de Deus acontece na simplicidade

 “A que é semelhante o Reino de Deus e com quem poderei compará-lo? Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos” (Lucas 13,18-19).

Assim é o Reino dos Céus, um grão de mostarda, pequeno, insignificante, às vezes, sem importância, não visível a olho nu, precisa até se aproximar bem para enxergar o grão de mostarda.

Que beleza quando você joga a semente no campo, joga no seu jardim, cuida e cultiva. Aquele grão vai crescer, depois torna-se uma árvore, e as aves do céu podem depois até se alinhar nos seus ramos. Mas era pequena, insignificante e até desprezível.

Não despreze nada, não olhe as coisas como insignificantes e sem importância porque, às vezes, uma só palavra de Deus, vai ser determinante para mudar tantas coisas na nossa vida. Pode ser o encontro que não damos importância nenhuma, ou, em outras situações, é alguém que chega e fala conosco mas não damos importância para ele.

Deus usa das coisas pequenas para revelar as coisas grandiosas. É, por isso, que o seu Filho se fez pequeno, nasceu numa cidade pequena e insignificante, nasceu de forma insignificante, viveu numa cidade sem nenhum valor ou importância na sua época, e Jesus tornou-se essa árvore esplendorosa na qual todos nós nos colocamos nos seus ramos.

Essa árvore que é Jesus, nascida em nós como um grão de mostarda, é a árvore que sustenta toda a humanidade. É aquela árvore que foi pendurada na cruz, desprezada, maltratada, mal vista, mas a cruz se tornou a árvore salvadora do mundo inteiro.

Onde há simplicidade, encontramos com mais intensidade o Reino de Deus acontecendo

Não construamos o Reino de Deus com grandiosidade, mas como coisas pequenas, valorizando as pequenas coisas. Valorizando a palavra que é semeada agora, o trabalho daquele irmão, o empenho daquele outro, a dedicação que cada um faz da sua forma pequena e, muitas vezes, escondida, humilde, sem valorização nenhuma.

Vivemos num tempo onde o importante é o que é grande, o que é reconhecido e aplaudido. Hoje, as pessoas estão nas redes sociais procurando mais curtidas e seguidores. Outros, estão procurando mais aplausos e igrejas mais cheias.

Onde mais encontramos a Deus? Onde há mais simplicidade, mais pequenez, mais silêncio, mais insignificância e coisas sem importância, ali encontraremos com mais intensidade o Reino de Deus acontecendo.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.