Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Êx 32,7-14) 

Leitura do Livro do Êxodo.

Naqueles dias, 7o Senhor falou a Moisés: “Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo, que tiraste da terra do Egito. 8Bem depressa desviaram-se do caminho que lhes prescrevi. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, inclinaram-se em adoração diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: ‘Estes são os teus deuses, Israel, que te fizeram sair do Egito!’”

9E o Senhor disse ainda a Moisés: “Vejo que este é um povo de cabeça dura. 10Deixa que minha cólera se inflame contra eles e que eu os extermine. Mas de ti farei uma grande nação”. 11Moisés, porém, suplicava ao Senhor seu Deus, dizendo: “Por que, ó Senhor, se inflama a tua cólera contra teu povo, que fizeste sair do Egito com grande poder e mão forte? 12Não permitais, te peço, que os egípcios digam: ‘Foi com má intenção que ele os tirou, para fazê-los perecer nas montanhas e exterminá-los da face da terra’. Aplaque-se a tua ira e perdoa a iniquidade do teu povo.

13Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Israel, com os quais te comprometeste por juramento, dizendo: ‘Tornarei os vossos descendentes tão numerosos quanto as estrelas do céu; e toda esta terra de que vos falei, eu a darei aos vossos descendentes como herança para sempre”’. 14E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer a seu povo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 105) 

— Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

— Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo! 

— Construíram um bezerro no Horeb e adoraram uma estátua de metal; eles trocaram o seu Deus, que é sua glória, pela imagem de um boi que come feno.

— Esqueceram-se do Deus que os salvara, que fizera maravilhas no Egito; no país de Cam fez tantas obras admiráveis, no Mar Vermelho, tantas coisas assombrosas.

— Até pensava em acabar com sua raça, se não tivesse Moisés, o seu eleito, interposto, intercedendo junto a ele, para impedir que sua ira os destruísse.

Evangelho (Jo 5,31-47) 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor. 

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.

33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com sua luz.

36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.

39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.

44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acre­ditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Peçamos perdão a Deus pelos pecados do próximo

Precisamos pedir perdão a Deus não só pelos nossos pecados, mas pelos pecados da humanidade, da nossa casa e nossa família

“E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer a seu povo” (Êxodo 32, 14).

Quero meditar com você a Primeira Leitura da Liturgia de hoje, no Livro do Êxodo, porque, nessa nossa caminhada quaresmal, estamos fazendo um verdadeiro êxodo, uma verdadeira passagem da morte para a vida, da escravidão do pecado para a liberdade da graça.

Assim como o povo de Deus fez a caminhada de 40 anos no deserto, estamos há 40 dias neste tempo quaresmal, com todo o simbolismo que ele significa. Porém, no meio daquela caminhada, o povo de Deus desviou-se, fez tudo aquilo que era o contrário do que tinham prometido fazer para com Deus.

O Senhor estava sendo tão bom para com Seu povo, os tirou do caminho da escravidão, estava conduzindo-os para a vida nova, para a liberdade, para a salvação. Mas era um povo de cabeça dura, que, em vez de se voltar para Deus, estava prostrado diante de outros deuses, voltou-se para outras coisas e não para o Senhor Nosso Deus. Povo de cabeça dura! Deus quis deixar aquele povo de lado.

Você deve ter visto aqui a expressão que Deus desistiu de fazer o mal. Mas que mal Ele iria fazer a Seu povo? Que mal Ele pode fazer? Preciso dizer a você que o Senhor não faz mal nem castiga, o que podemos entender é que, quando nos afastamos, quando não queremos saber d’Ele ou colocamos outros no lugar d’Ele na nossa vida, não há mal nem castigo maior do que esse!

Estamos longe, afastado de Deus, mas não foi Ele quem se afastou de nós, fomos nós que nos afastamos do Senhor para escolher outros caminhos e não os caminhos d’Ele. Não há desgraça maior do que essa!

Uma vez que não quero mais saber de Deus, é como se Ele dissesse: “É você quem não quer saber de mim, então não preciso mais saber de você!”.

Somente Moisés estava ali temente a Deus. Um papel maravilhoso é o papel de Moisés; ele é intercessor! Moisés, vendo seu povo no caminho do pecado, cometendo todos aqueles males contra Deus, contra o próprio povo, vai suplicar pela misericórdia divina; ele vai pedir por todo aquele povo.

Aquele povo estava tão perdido, inerte no caminho do erro, no caminho do pecado, que não tinham nem capacidade para isso. Por isso, é Moisés quem se prostra, levanta suas mãos para o Céu e intercede, invoca a misericórdia divina e suplica em favor do Seu povo.

Hoje, precisamos pedir perdão a Deus não só pelos nossos pecados, mas pelos pecados da humanidade, da nossa casa e família, da sociedade, da igreja, do mundo em que estamos, o qual, muitas vezes, se afasta dos caminhos de Deus, afasta-se da bondade d’Ele para servir outros deuses. Como falta a consciência de pedir perdão!

Quem tem consciência precisa ser como Moisés: humildemente colocar-se na presença de Deus e clamar pela Sua misericórdia, clamar para que não se afaste do meio de nós, clamar para que a graça divina não fuja do nosso meio, porque ela não age quando as pessoas se colocam indiferentes ou a rejeitam.

Moisés, de forma suplicante e misericordiosa, intercede pelo Seu povo. Por causa da oração, da súplica de Moisés, o Senhor desistiu de afastar-se do Seu povo, o Senhor desistiu de ficar longe dele.

“Senhor, apesar dos nossos pecados e erros, das nossas fraquezas, apesar de nos voltarmos para outros deuses e não para Ti, não fique longe de nós. O Senhor é o único Deus verdadeiro, por isso Te pedimos: tenha misericórdia de nós, não afaste de nós o Seu favor e a Sua graça, porque sem Ti nós perecemos. Precisamos de Ti, tenha misericórdia e compaixão de todos nós, Senhor Nosso Deus!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova -  Contato: mailto:padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.