Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Gn 19,15-29)

Leitura do Livro do Gênesis.

Naqueles dias, 15os anjos insistiram com Ló, dizendo: “Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas, e sai, para não morreres também por causa das iniquidades da cidade”. 16Como ele hesitasse, os homens tomaram-no pela mão, a ele, à mulher e às duas filhas – pois o Senhor tivera compaixão dele –, fizeram-nos sair e deixaram-nos fora da cidade.

17Uma vez fora, disseram: “Trata de salvar a tua vida. Não olhes para trás, nem te detenhas em parte alguma desta região. Mas foge para a montanha, se não quiserdes morrer”.

18Ló respondeu: “Não, meu Senhor, eu te peço! 19O teu servo encontrou teu favor e foi grande a tua bondade, salvando-me a vida. Mas receio não poder salvar-me na montanha, antes que a calamidade me atinja e eu morra. 20Eis aí perto uma cidade onde poderei refugiar-me; é pequena, mas aí salvarei a minha vida”.

E ele lhe disse: 21“Pois bem, concedo-te também este favor: não destruirei a cidade de que falas. 22Refugia-te lá depressa, pois nada posso fazer enquanto não tiveres entrado na cidade”. Por isso foi dado àquela cidade o nome de Segor.

23O sol estava nascendo, quando Ló entrou em Segor. 24O Senhor fez então chover do céu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra. 25Destruiu as cidades e toda a região, todos os habitantes das cidades e até a vegetação do solo. 26Ora, a mulher de Ló olhou para trás e tornou-se uma estátua de sal.

27Abraão levantou-se bem cedo e foi até o lugar onde antes tinha estado com o Senhor. 28Olhando para Sodoma e Gomorra, e para toda a região, viu levantar-se da terra uma densa fumaça, como a fumaça de uma fornalha.

29Mas, ao destruir as cidades da região, Deus lembrou-se de Abraão e salvou Ló da catástrofe que arrasou as cidades onde Ló havia morado.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 25)

— Tenho sempre vosso amor ante meus olhos.

— Tenho sempre vosso amor ante meus olhos.

— Provai-me, ó Senhor, e examinai-me, sondai meu coração e o meu íntimo! Pois tenho sempre vosso amor ante meus olhos; vossa verdade escolhi por meu caminho.

— Não junteis a minha alma à dos malvados, nem minha vida à dos homens sanguinários; eles têm as suas mãos cheias de crime; sua direita está repleta de suborno.

— Eu, porém, vou caminhando na inocência; libertai-me, ó Senhor, tende piedade! Está firme o meu pé na estrada certa; ao Senhor eu bendirei nas assembleias.

Evangelho (Mt 8,23-27)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 23Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia.

25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” 26Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Deus se faz presente em nossa vida nos bons e maus momentos

Na prosperidade precisamos ser gratos, aprender o dom da gratidão, do louvor e do reconhecimento. No tempo dos infortúnios, da infelicidade, da dor e da aflição, é preciso ter a mesma intensidade da oração.

“Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” (Mateus 8, 25).

Os discípulos estão no meio do mar, uma grande tempestade vem ao encontro deles e a barca fica coberta pelas ondas. O coração deles se agita pelo medo e um grande apavoramento toma conta de todos. E sabemos que – quando estamos apavorados, agitados, preocupados, tensos, nervosos e as coisas dentro de nós começam a se agitar – até a nossa fé perece, porque o desespero toma conta do nosso coração.

Os discípulos olham para Jesus e o Senhor parece dormir. Eles O acordam dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo”. O grito dos discípulos daquele tempo é o mesmo dos discípulos de hoje, é o grito de cada um de nós: sedentos da mão e da graça de Deus em meio a tantas ondas agitadas deste mundo. E com o nosso coração em pavor e pânico pelas tempestades da vida, precisamos dizer: “Salva-nos, Senhor, porque perecemos!”.

Deixe-me dizer uma coisa a você: a nossa fé precisa silenciar as ondas agitadas e revoltas que estão nos fazendo sucumbir, perecer e desanimar. Deus não está dormindo, mas está paciente e serenamente ao nosso lado. Quando estamos bem, as coisas andam dentro dos trilhos e o mar está calmo e tranquilo, Ele está ao nosso lado. Mas quando o mar se agita, as tempestades vêm ao nosso encontro e as coisas não estão legais, quando perdemos, perecemos e sofremos, Deus também está ao nosso lado.

Na prosperidade precisamos ser gratos, aprender o dom da gratidão, do louvor e do reconhecimento, mas, no tempo dos infortúnios, da infelicidade, da dor e da aflição, é preciso ter a mesma intensidade da oração e dizer: “Eu também O louvo, Senhor, eu também confio, porque o mesmo Deus que está comigo na minha felicidade também está comigo na minha tribulação. É n’Ele em quem eu confio! O mesmo Deus, que me faz atravessar o deserto, é o mesmo que me faz atravessar o mar. O mesmo Deus, que me leva às alturas, também me tira das profundezas do inferno. Por isso confio n’Ele, na Sua Palavra e não vou desanimar nem vou me desesperar! Não posso entregar a minha alma ao desespero, porque eu sei em quem coloquei a minha confiança, eu sei em que depositei a minha esperança e sei quem é o Deus a quem sirvo! É no Senhor em quem eu vou confiar!”.

Permitamos que Deus hoje acalme e traga serenidade e paz ao nosso coração e que nenhuma onda agitada desta vida tire a soberania da graça de Deus de nosso interior!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.