Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Êx 33,7-11; 34,5b-9.28)

Leitura do Livro do Êxodo.

Naqueles dias, 7Moisés levantou a tenda e armou-a longe, fora do acampamento, e deu-lhe o nome de Tenda da Reunião. Assim, todo aquele que quisesse consultar o Senhor, saía pra a Tenda da Reunião, que estava fora do acampamento. 8Quando Moisés se dirigia para lá, o povo se levantava e ficava de pé à entrada da própria tenda, seguindo Moisés com os olhos até ele entrar. 9Logo que Moisés entrava na Tenda, a coluna de nuvem baixava e ficava parada à entrada, enquanto o Senhor falava com Moisés. 10Ao ver a coluna de nuvem parada à entrada da Tenda, todo o povo se levantava e cada um se prostrava à entrada da própria tenda. 11O Senhor falava com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo. Depois, Moisés voltava para o acampamento, mas o seu jovem ajudante, Josué, o filho de Nun, não se afastava do interior da Tenda.

34,5bMoisés permaneceu diante de Deus invocando o nome do Senhor. 6O Senhor passou diante de Moisés, proclamando: “O Senhor, o Senhor, Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel, 7que conserva a misericórdia por mil gerações, e perdoa culpas, rebeldias e pecados, mas não deixa nada impune, pois castiga a culpa dos pais nos filhos e netos, até à terceira e quarta geração!” 8Imediatamente, Moisés curvou-se até o chão 9e, prostrado por terra, disse: “Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua”. 28Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 102)

— O Senhor é indulgente, é favorável.

— O Senhor é indulgente, é favorável.

— O Senhor realiza obras de justiça e garante o direito aos oprimidos; revelou os seus caminhos a Moisés, e aos filhos de Israel, seus grandes feitos.

— O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas. Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem;

— quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes. Como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor tem compaixão dos que o temem.

Evangelho (Mt 13,36-43)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 36Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 37Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. 40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41O Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

A boa semente nos transforma no bom trigo

 “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno” (Mateus 13,37-38).

Os discípulos pediram a Jesus que explicasse a parábola do trigo e do joio, e Ele foi muito preciso. Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. Jesus é o semeador da boa semente, foi Ele quem semeou a Sua Palavra, a Palavra de vida, de salvação e libertação. É Ele quem semeia em nossos corações a parábola de vida, e a vida é o trigo que nos alimenta e nos salva, é o trigo que se transforma, inclusive, no seu próprio corpo que nos alimenta e nos dá vida.

O campo é o mundo. O mundo em que estamos é esse campo extenso, vasto, onde todas as coisas são semeadas e jogadas, mas é preciso entender que a boa semente é a Palavra, a boa semente são aqueles que são transformados pela Palavra de Deus e se tornam filhos d’Ele.

Essa é a graça, a boa semente que nós recebemos nos transforma no bom trigo, faz de nós sementes do Reino. Aquilo que é semeado em nós semeamos também no mundo, mas o joio são aqueles que pertencem ao maligno.

Deus não quer que ninguém pertença ao maligno. Ele não deseja que nenhum dos seus filhos estejam contaminados, ludibriados e enganados, porque o joio é um verdadeiro engano.

A boa semente que nós recebemos nos transforma no bom trigo, faz de nós sementes do Reino

Olhamos no campo e está tudo bonito; no meio dele tem joio, mas parece que é tudo igual. Quando estamos juntos, não dá para saber quem é bom, quem é ruim, quem é do mal, porque todos nós temos boa aparência, graças a Deus, mas a casca engana e ilude.

Há muita coisa que parece ser trigo, mas é joio; às vezes, há pessoas que julgamos: “Aquele não vale nada”, mas nele está o bom trigo do Senhor. Por isso, precisamos olhar para o nosso coração, para que não esteja o maligno disfarçado em nossa vida, e estejamos semeando o joio na vida dos outros e no mundo.

Precisamos ter cuidado, porque há muitas pessoas que se dizem boas, que são da igreja, são de Deus, mas são os primeiros a semearem fofocas e praticarem a maledicência. O que é maledicência senão essa má inclinação de falar mal da vida dos outros? Somos aqueles que, muitas vezes, recebem o bom trigo, a comunhão, o corpo do Senhor em nós, mas fazemos mal para o outro, desejamos o mal para o outro, maquinamos o mal para o outro, por isso somos o joio disfarçado de trigo.

A misericórdia de Deus não nos excluiu, porque a graça de Deus espera a purificação, a renovação, a santificação; e se não trabalharmos seriamente nem permitirmos que a Palavra de Deus faça isso em nós, e o joio prevalecer, o que vai acontecer é que, quando Deus vier nos separar, vai pegar o joio velho e este será queimado pelo fogo.

Não pensemos que as pessoas que estão do mundo são o joio, porque, simplesmente, nós as chamamos de pecadoras e maldosas. A verdade é que há muitas maldades, muitas práticas pecaminosas em nós, as quais, simplesmente, maquiamos com boas práticas para parecer que somos trigos, mas não somos trigos tão bons assim.

Que a graça de Deus renove, modere e santifique o joio que cresceu dentro do nosso coração.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.