Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Jó 3,1-3.11-17.20-23)

Leitura do Livro de Jó.

1Jó abriu a boca e amaldiçoou o seu dia,2 dizendo: 3“Maldito o dia em que nasci e a noite em que fui concebido. 11Por que não morri desde o ventre materno, ou não expirei ao sair das entranhas? 12Por que me acolheu um regaço e uns seios me amamentaram? 13Estaria agora deitado e poderia descansar, dormiria e teria repouso, 14com os reis e ministros do país, que construíram para si sepulcros grandiosos; 15ou com os nobres, que amontoaram ouro e prata em seus palácios. 16Ou, então, enterrado como aborto, eu agora não existiria, como crianças que nem chegaram a ver a luz.

17Ali acaba o tumulto dos ímpios, ali repousam os que esgotaram as forças. 20Por que foi dado à luz um infeliz e vida àqueles que têm a alma amargurada? 21Eles desejam a morte que não vem e a buscam mais que um tesouro; 22eles se alegrariam por um túmulo e gozariam ao receberem sepultura.

23Por que, então, foi dado à luz o homem a quem seu próprio caminho está oculto, a quem Deus cercou de todos os lados?”

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório(Sl 87)

— Chegue a minha oração até a vossa presença.

Chegue a minha oração até a vossa presença.

— A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo o dia, e de noite se eleva até vós meu gemido. Chegue a minha oração até a vossa presença, inclinai vosso ouvido a meu triste clamor!

— Saturada de males se encontra a minh’alma, minha vida chegou junto às portas da morte. Sou contado entre aqueles que descem à cova, toda gente me vê como um caso perdido!

— O meu leito já tenho no reino dos mortos, como um homem caído que jaz no sepulcro, de quem mesmo o Senhor se esqueceu para sempre e excluiu por completo de sua atenção.

— Ó Senhor, me pusestes na cova mais funda, nos locais tenebrosos da sombra da morte. Sobre mim cai o peso do vosso furor, vossas ondas enormes me cobrem, me afogam.

Evangelho(Lc 9,51-56)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor.

51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

O desejo de vingança paralisa a nossa vida

A Palavra do Mestre nos convida hoje a rever nossas atitudes, inclusive aquelas vinganças que nós alimentamos de forma mental dentro de nós

“’Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?’ Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os” (Lucas 9, 54).

Amados irmãos e irmãs, a Palavra de Deus que refletimos no dia de hoje mostra-nos Jesus a caminho de Jerusalém. Ele estava tomando a decisão de ir para a grande cidade onde Ele padeceria, morreria e, depois, ressuscitaria. Por isso, o Senhor mandou que Seus mensageiros fossem à frente d’Ele preparando o caminho. Para sair da Galileia e ir rumo à Judeia, onde está Jerusalém, se passava pela Samaria. Eles passariam por um povoado de samaritanos, onde o Senhor precisava se hospedar, mas os samaritanos não O receberam. E por que não O receberam? Porque Jesus deu a impressão, deu a perceber, que estava indo para Jerusalém.

Por toda a oposição que havia entre samaritanos e judeus, a verdadeira inimizade, não quiseram acolher Jesus; com gesto de desprezo pelo fato de Jesus pisar na terra deles e depois ir para a terra dos judeus.

Os discípulos, sobretudo Tiago e João, quiseram se vingar dessa atitude deles por não acolherem o Mestre: “Senhor, quer então que mandemos descer fogo do céu e destruir essa cidade?” De forma nenhuma Jesus permitiu aquela atitude de retaliação, de vingança, ou qualquer gesto parecido. É preferível seguir adiante, diz Jesus.

Deixe-me dizer uma coisa a você: com a melhor das intenções que possamos ter, nós nem sempre seremos acolhidos, amados e aceitos do jeito que gostaríamos! Sim, muitas vezes, seremos mal recebidos mesmo quando levamos o bem. Nós, muitas vezes, levaremos o amor e receberemos a indiferença como resposta das pessoas. Porém, não cabe a nós nos vingarmos, retribuir com a mesma moeda, nos portarmos como os outros se portam conosco. Não respondamos da forma como eles respondem a nós.

O cristão, o seguidor de Jesus, faz a diferença onde ele está presente, porque ele dá uma resposta diferente; ele não segue a onda, não segue o mal; não retribui com o mal o mal que fazem contra ele. Ao contrário, se ele não pode dar uma resposta positiva, a resposta negativa é que ele não dará!

A Palavra do Mestre nos convida hoje a rever nossas atitudes, inclusive aquelas vinganças que nós alimentamos de forma mental dentro de nós. Aquele desejo que o outro se dê mal, que ele caia, que ele receba o troco por aquilo que fez ao outro. Não retribua o mal com o mal! Se você não pode ir abraçá-lo, porque muitas vezes isso pode parecer superficial, não retribua com a mesma moeda, siga o seu caminho.

Nós, muitas vezes, estamos paralisados no tempo, parando a nossa própria vida, porque esperamos a hora de nos vingar ou de ver o mal acontecer ao outro. A nossa vida vai se arruinando, se autodestruindo, porque não seguimos adiante. Não mande fogo, nem queira que desça fogo do céu sobre ninguém! O único fogo que eu e você precisamos desejar é o fogo do Espírito Santo descendo em nós, queimando os ressentimentos, as mágoas, os rancores, dando-nos um novo impulso para seguirmos adiante.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.