Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Ef 6,10-20)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

10Para terminar, irmãos, confortai-vos no Senhor, e no domínio de sua força, 11revesti-vos da armadura de Deus, para estardes em condições de enfrentar as manobras do diabo. 12Pois não é a homens que enfrentamos, mas as autoridades, os poderes, as dominações deste mundo de trevas, os espíritos do mal que estão nos céus.

13Revesti, portanto, a armadura de Deus, a fim de que no dia mau possais resistir e permanecer firmes em tudo. 14De pé, portanto! Cingi os vossos rins com a verdade, revesti-vos com a couraça da justiça 15e calçai os vossos pés com a prontidão em anunciar o Evangelho da paz.

16Tomai o escudo da fé, o qual vos permitirá apagar todas as flechas ardentes do Maligno. 17Tomai, enfim, o capacete da salvação e o gládio do espírito, isto é, a Palavra de Deus. 18Com preces e súplicas de vária ordem, orai em todas as circunstâncias, no Espírito, e vigiai com toda a perseverança, intercedendo por todos os santos.

19Orai também por mim, para que a palavra seja posta em minha boca para anunciar corajosamente o mistério do Evangelho, 20do qual sou embaixador acorrentado. Possa eu, como é minha obrigação, proclamá-lo com toda a ousadia.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 143)

— Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

— Bendito seja o Senhor, meu rochedo, que adestrou minhas mãos para a luta, e os meus dedos treinou para a guerra!

— Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo. É meu escudo: é nele que espero, ele submete as nações a meus pés.

— Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, nas dez cordas da harpa louvar-vos, a vós que dais a vitória aos reis e salvais vosso servo Davi.

Evangelho (Lc 13,31-35)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor.

31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.

34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Não impeçamos Deus de realizar a unidade no meio de nós

Não impeçamos Deus de operar a Sua obra, de fazer a unidade acontecer, de reunir os Seus filhos dispersos por nossa falta de amor, pelas nossas implicâncias e por não sabermos lidar com o diferente.

Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste!” (Lucas 13, 34).

Amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, nesta passagem bíblica vemos Jesus se aproximando da Sua cidade amada, querida, a cidade de Davi, que é o espelho da cidade eterna criada por Deus para cada um de nós.

Jerusalém é o símbolo maior da presença de Deus no meio de nós, é a cidade, por excelência, para onde converge a nossa fé, para onde Nosso Jesus Cristo vai para ali morrer e ressuscitar e nos dar vida em plenitude. O Senhor Jesus chora sobre Sua cidade, lamenta-se de Sua cidade, a amada Jerusalém, porque ela matou os profetas, apedrejou os enviados de Deus e rejeitou aqueles que o Senhor enviou.

Sabem, meus irmãos, o comportamento da cidade Jerusalém, dos seus chefes, dos seus religiosos não pode ser também o nosso comportamento! Muitas vezes, o Senhor vai chorar por nós, pela nossa casa, pela nossa família e pela nossa cidade, porque Deus envia a nós os profetas, envia os Seus enviados para que a nós também seja anunciada a Palavra.

Pela indiferença, pela falta de acolhimento e por não sabermos dar valor a Deus e às coisas d’Ele, o Senhor, muitas vezes, vai chorar por nós, porque não há nada que doa mais no coração de uma pessoa do que a frieza e a rejeição! Aliás, a frieza é uma das formas mais duras de rejeição, é como alguém ir até uma pessoa com toda a expectativa de se encontrar com ela e, ao chegar ao encontro dela, para ela tanto faz e tanto fez. Ao mesmo tempo, além de essa pessoa não ligar, também ficar incomodada com a presença do outro, rejeitá-lo, mandá-lo embora e, se preciso for, até tirar a vida daquele que foi ao seu encontro.

Foi deste modo que a cidade de Jerusalém se comportou com o Seu Senhor e por isso Ele chorou sobre ela, dizendo: “Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste!” (Lucas 13, 34).

É como se o Senhor dissesse: “Foi você que não quis, Jerusalém, foi você que não aceitou, foi você que não permitiu que a união se estabelecesse e que nós estivéssemos unidos com Deus!”.

Não sejamos empecilhos, não coloquemos dificuldades, não atrapalhemos nem impeçamos Deus de operar a Sua obra, de fazer a unidade acontecer, de reunir os Seus filhos dispersos por nossa falta de amor, pelas nossas implicâncias e por não sabermos lidar com o diferente. Nós temos causado dor ao coração de Deus porque não permitimos que opere a reunião e a união dos Seus filhos dispersos por este mundo!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.