Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Rm 8,26-30)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 26também, o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis.

27E aquele que penetra o íntimo dos corações sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é sempre segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos. 28Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. 29Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, esses ele predestinou a ser conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. 30E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Evangelho (Lc 13,22-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”

Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.

26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Façamos todo o esforço para entrarmos pela porta estreita

 “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão” (Lucas 13,24).

A resposta de Jesus veio de uma indagação que fizeram a Ele: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”. Jesus não disse sim nem não, nem caiu na tentação numérica menor ou maior, mas foi com clareza, no ponto.

Na verdade, quem se salva é quem faz muito esforço; e o esforço para entrar pela porta estreita, porque o Reino dos Céus é uma portinha pequena, não é aquela porta larga onde todo mundo entra com facilidade. Para entrar naquela portinha é preciso se apertar; se esforçar; tentar; fazer o sacrifício.

Vivemos em tempos onde tudo aquilo que é mais confortável, que não exige esforço, que não exige empenho, dedicação é buscado por muitos. Não podemos cair na acomodação, nem na vida prática nem na vida diária, não nos tornarmos aquelas pessoas acomodadas, assim também, na nossa vida espiritual.

Quem se salva é quem faz muito esforço para entrar pela porta estreita, porque o Reino dos Céus é uma portinha pequena

Há pessoas que não querem se aplicar nem para ler a Palavra de Deus, elas querem que alguém leia para elas, explique tudo para elas, elas não se empenham para dobrarem o coração. Há aqueles que, até para rezarem o terço, querem rezar de forma eletrônica. Tem de ter o esforço de abrir a boca, de meditar e refletir.

Cuidado com as facilidades, é claro que, nós queremos o progresso, queremos que a vida se torne cada vez mais simplificada, que tudo possa vir para tornar a nossa vida melhor. Tomemos cuidado para não nos acomodarmos, porque, o que estraga um filho, é um filho que não faz esforço, é um filho que recebe tudo na mão, “de mãos beijadas”. O menino que recebe um cafezinho, um pãozinho, tudo na sua boca não é capaz de se levantar, de fazer o esforço. E que trabalho vai dar esse homem depois!

Do mesmo jeito somos nós, se não aprendermos a nos dedicarmos, a nos esforçarmos, a fazermos com paciência e nos dedicarmos de coração, preciso dizer que vamos nos perder nos caminhos da vida.

As pessoas, muitas vezes, não estão em busca de superação ou de serem melhores, estão em busca de caminhos mais fáceis, em busca das facilidades, e aí está a porta alargada.

Hoje, não se pergunta qual é o meio para se ganhar dinheiro, mas como conseguimos ganhar mais dinheiro. Se tem uma forma de ganhar dinheiro mais fácil, vamos nela. Mas aquela forma é honesta e correta?

Quando perdemos os padrões de valores éticos e morais, relativizamos o que é certo para buscarmos aquilo que é mais fácil, e o Reino de Deus não é assim. Pode ser que, no mundo em que nós estamos, consigamos tudo com facilidade, mas não o Reino dos Céus. Pois ele é para quem se esforça, quem se dedica, quem é justo, reto, ético e não se deixa levar pelos caminhos fáceis que o mundo, tão facilmente, coloca à nossa frente.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios