Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Jo 2,12-17)
Leitura da Primeira Carta de São João.

12Eu vos escrevo, filhinhos: os vossos pecados foram perdoados por meio do seu nome. 13Eu vos escrevo, pais: vós conheceis aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevo, jovens: vós vencestes o maligno.

14Já vos escrevi, filhinhos: vós conheceis o Pai. Já vos escrevi, jovens: vós sois fortes, a Palavra de Deus permanece em vós e vencestes o Maligno.

15Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. 16Porque tudo o que há no mundo – as paixões da natureza, a concupiscência dos olhos e a ostentação da riqueza – não vem do Pai, mas do mundo.

17Ora, o mundo passa, e também a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 95)

— O céu se rejubile e exulte a terra!

— O céu se rejubile e exulte a terra!

— Ó família das nações, dai ao Senhor, ó nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!

— Oferecei um sacrifício nos seus átrios, adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremecei diante dele!

— Publicai entre as nações: Reina o Senhor! Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.

Evangelho (Lc 2,36-40)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 36havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido.

37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Estejamos sempre a serviço de Deus

Crianças, jovens, adultos e idosos; não importa a idade, todos podem servir a Deus no estado em que se encontram “O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele” (Lucas 2, 40).

Os pais de Jesus, ainda no templo, encontraram-se com a profetiza Ana, uma viúva que, com mais de oitenta anos, dia e noite estava no templo servindo a Deus. Que beleza! Mesmo com a idade avançada, na velhice, seu coração era temente ao Senhor.

Ana chegou em sua velhice com o coração em paz, em Deus, porque assim ela foi em sua infância, mocidade e toda a sua vida. Era mais que justo que, nessa idade, também fosse toda de Deus.

Não importa a idade em que você esteja, importa é que em toda a sua vida você se dedique a servir a Deus. Crianças, jovens, adultos, idosos; não importa a idade, todos podem servir a Deus no estado em que se encontram.

Dois extremos da vida É interesse vermos que, naquele templo, encontravam-se dois extremos da vida: Jesus era ainda uma criança, um bebê sendo apresentado no templo para estar a serviço de Deus; o velho Simeão e Ana estavam no outro extremo da vida, já com a idade avançado, mas ainda servindo ao Senhor.

Com a mesma força em que acreditamos numa criança na infância, também acreditamos no idoso; com o mesmo amor que defendemos a vida de uma criança, defendemos a vida do idoso. Queremos a vida em toda a sua plenitude, a serviço do bem e de Deus!

A importância de servir a Deus É tão valiosa a vida do idoso como a da criança. É tão valiosa a nossa vida desde a nossa concepção, o nascimento até o último instante. É tão precioso servir a Deus já desde criança! Por isso é uma bênção ver nossos bebês sendo levados ao templo, não só para serem batizadas, mas para que cresçam e se acostumem às coisas de Deus.

Façam isso, mãe e pai, permitam que seus filhos cresçam tendo gosto pelas coisas do Senhor, para que, na idade avançada, como Ana e Simeão, estejam também a serviço do Pai.

Que nossas crianças cresçam como Jesus: fortes, cheias de sabedoria e graça diante de Deus e dos homens; e que essa graça esteja sempre com nossos filhos e nossas crianças!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.