Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Jo 2,12-17)

Leitura da Primeira Carta de São João.

12Eu vos escrevo, filhinhos: os vossos pecados foram perdoados por meio do seu nome. 13Eu vos escrevo, pais: vós conheceis aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevo, jovens: vós vencestes o maligno. 14Já vos escrevi, filhinhos: vós conheceis o Pai. Já vos escrevi, jovens: vós sois fortes, a Palavra de Deus permanece em vós e vencestes o Maligno.

15Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. 16Porque tudo o que há no mundo – as paixões da natureza, a concupiscência dos olhos e a ostentação da riqueza – não vem do Pai, mas do mundo.

17Ora, o mundo passa, e também a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 95)

— O céu se rejubile e exulte a terra!

— O céu se rejubile e exulte a terra!

— Ó família das nações, dai ao Senhor, ó nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!

— Oferecei um sacrifício nos seus átrios, adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremecei diante dele!

— Publicai entre as nações: Reina o Senhor! Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.

Evangelho (Lc 2,36-40)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 36havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Apresentemos Jesus ao mundo

 “Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém” (Lucas 2,38).

Eu fico olhando para essa anciã, Ana, viúva com seus mais de oitenta anos, mas o seu coração estava em Deus, o seu coração esperava em Deus, o seu coração se colocava somente na vanguarda de Deus, por isso, ela servia a Ele dia e noite na sua viuvez. Ana teve a graça de contemplar o divino Salvador, então, ela louvava a Deus, bendizia e agradecia a Deus e falava do menino a todos que esperavam a libertação.

Louve muito a Deus, bendiga o nome do Senhor, exalte o nome do Senhor por tudo que Deus faz e realiza no meio de nós. Talvez, você possa ter alguns ou muitos motivos para reclamar, para dizer: “Meu ano não foi bom, tantas coisas negativas aconteceram, a situação não está fácil”.

Você não é um pagão, você é um homem, uma mulher de Deus, reconheça a manifestação de Deus, reconheça que Deus está no meio de nós. Ainda que, muitas vezes, não estejamos n’Ele, Ele não deixa de ser Deus e Pai para cada um de nós.

Apresentemos Jesus à nossa casa, aos nossos amigos, colegas de trabalho e ao mundo em que estamos

Movidos por esse espírito que moveu Ana, também louvemos a Deus e, por favor, não fale tanto dos seus problemas, das suas aflições, das suas crises, das coisas que não deram certo, mas fale de Jesus. Ana falava de Jesus para todas as pessoas que esperavam a libertação de Israel.

Quantos no meio de nós estão esperando por libertação da opressão, libertação das situações de escravidão do tempo presente, libertação das situações que não são resolvidas na vida.

Falemos de Jesus, apresentemos e levemos Jesus a esses corações porque nossas conversas se tornam discussões tolas que não levam a nada, pelo contrário, criam um ar de pessimismo, de negativismo, de divisão, de discórdia, pois, estamos levando aos outros, muitas vezes, o espírito mundano e não estamos levando Jesus.

É Jesus quem salva, liberta e levanta, Ele nos mostra a direção em que devemos caminhar. Falemos de Jesus, apresentemos Ele à nossa casa, aos nossos amigos, colegas de trabalho e ao mundo em que estamos.

Precisamos olhar para essa mulher de oitenta e quatro anos que, dia e noite, não cessava de falar de Jesus. Apresentemos Jesus ao mundo.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios