Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Sm 11,1-4a.5-10a.13-17)

Leitura do Segundo Livro de Samuel.

1No ano seguinte, na época em que os reis costumavam partir para a guerra, Davi enviou Joab com os seus oficiais e todo o Israel e eles devastaram o país dos amonitas e sitiaram Rabá. Mas Davi ficou em Jerusalém.

2Ora, um dia, ao entardecer, levantando-se Davi de sua cama, pôs-se a passear pelo terraço de sua casa e avistou dali uma mulher que se banhava. Era uma mulher muito bonita.

3Davi procurou saber quem era essa mulher e disseram-lhe que era Betsabéia, filha de Eliam, mulher do hitita Urias. 4aEntão Davi enviou mensageiros para que a trouxessem. Ela veio e ele deitou-se com ela. 5Em seguida, Betsabéia voltou para casa. Como ela concebesse, mandou dizer a Davi: “Estou grávida”.

6Davi mandou esta ordem a Joab: “Manda-me Urias, o hitita”. E ele mandou Urias a Davi. 7Quando Urias chegou, Davi pediu-lhe notícias de Joab, do exército e da guerra. 8E depois disse-lhe: “Desce à tua casa e lava os pés”.

Urias saiu do palácio do rei e, em seguida, este enviou-lhe um presente real. 9Mas Urias dormiu à porta do palácio com os outros servos do seu amo, e não foi para casa. 10aE contaram a Davi, dizendo-lhe: “Urias não foi para sua casa”.

13Davi convidou-o para comer e beber à sua mesa e o embriagou. Mas, ao entardecer, ele retirou-se e foi-se deitar no seu leito, em companhia dos servos do seu senhor, e não desceu para sua casa. 14Na manhã seguinte, Davi escreveu uma carta a Joab e mandou-a pelas mãos de Urias. 15Dizia nela: “Colocai Urias na frente, onde o combate for mais violento, e abandonai-o para que seja ferido e morra”.

16Joab, que sitiava a cidade, colocou Urias no lugar onde ele sabia estarem os guerreiros mais valentes. 17Os que defendiam a cidade, saíram para atacar Joab, e morreram alguns do exército, da guarda de Davi. E morreu também Urias, o hitita.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 50)

— Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!

— Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!

— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado e apagai completamente a minha culpa!

— Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!

— Mostrais assim quanto sois justo na sentença, e quanto é reto o julgamento que fazeis. Vede, Senhor, que eu nasci na iniquidade e pecador já minha mãe me concebeu.

— Fazei-me ouvir cantos de festa e de alegria, e exultarão estes meus ossos que esmagastes. Desviai o vosso olhar dos meus pecados e apagai todas as minhas transgressões!

Evangelho (Mc 4,26-34)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.

28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.

30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.

33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

O Reino de Deus está no meio de nós

 “O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra, mas quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças” (Mc 4,31-32)

O Reino de Deus parece, num primeiro momento, uma coisa insignificante, sem importância, sem valor, que nós não vemos, não sabemos da fecundidade, da força, da graça que está escondida por trás do Reino.

Aliás, nós olhamos para ele como uma coisa comum. O mundo está sendo vida entre nós, e não sabemos da força potente, do átomo que é Palavra Divina Sagrada, que é o Reino de Deus.

Quando essa semente da Palavra (grão de mostarda) é acolhida, ela se torna uma verdadeira dinamite, que entra na alma humana e a arrasa, quebra corações, derruba orgulhos, joga no chão a soberba humana, constrói um novo homem, uma nova mulher.

A Palavra de Deus, quando entra na vida de uma pessoa de verdade, torna-se uma temeridade, porque rouba a pessoa daquilo que ela vive e a leva para a presença de Deus.

Se deixássemos nos levar pela inquietação poderosa transformadora que o Reino de Deus tem em nós, acolheríamos com mais intensidade o que o Reino de Deus é.

A lógica, no entanto, está invertida, até mesmo a lógica de acolher o Reino, pois nós o queremos como uma coisa grandiosa, importante.

Alguns acham até o Reino de Deus é ir a Jerusalém, a Roma. Não! Você até vai a esses lugares um dia, com a graça de Deus! Eu tive a graça de ir, mas eu não conheci o Reino de Deus quando estive em Jerusalém, quando estive em Roma, nos lugares santos.

O Reino de Deus está no meio de nós, nas coisas menores, insignificantes

O Reino de Deus está no meio de nós, nas coisas menores e insignificantes. O Reino de Deus chega a nós por meio das pessoas que nós desprezamos, do pobre que está a nossa porta, do pregador a quem nós, muitas vezes, não damos atenção. O Reino de Deus está no meio de nós com a mãe que nós não damos valor. O Reino de Deus acontece nas coisas mais simples que podemos imaginar.

Não fique esperando que a graça de Deus aconteça em você por meio de grandezas, pois essas são todas ilusões. O Reino de Deus é pequeno, até desprezível, e aos olhos humanos não têm valor nem significância, é pequeno como um grão de mostarda. Cultive-a, cultive a simplicidade da Palavra de Deus a cada dia, lida e meditada; cultive a simplicidade da sua comunidade, da sua paroquia; cultive a simplicidade da relação com as pessoas simples e humildes.

O Reino de Deus não vai ser grande em você se você for amigo do Papa ou desse ou daquela pessoa que parece grande aos olhos humanos. O Reino de Deus acontece na simplicidade, na humildade e na pequenez, é nessas coisas que, até parecem insignificantes, que o Reino de Deus acontece com todo poder e eficácia

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Faceboo

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.