Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Sf 3,14-18) 

Leitura da Profecia de Sofonias.

14Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém! 15O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos; o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal. 16Naquele dia, se dirá a Jerusalém: “Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! 17O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, 18como nos dias de festa. Afastarei de ti a desgraça, para que nunca mais te cause humilhação”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Responsório (Is 12,2-6) 

— O Santo de Israel é grande entre vós.

— O Santo de Israel é grande entre vós. 

— Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis do manancial da salvação.

— E direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor, invocai seu Santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.

— Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!”

Evangelho (Lc 1,39-56) 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.

51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Saiamos ao encontro do próximo

Quando saímos ao encontro do outro, estamos levando Deus para ele

“Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia” (Lucas 1,39).

Celebramos, hoje, a Festa da Visitação de Nossa Senhora. Veja, é uma festa pois Maria, a mãe de Jesus, aquela que foi escolhida para ser a mãe do Salvador, ela estava grávida por obra do Espírito Santo. Ela poderia ter ficado ali parada, contemplando Deus, contemplando sua gravidez, cuidando das suas coisas, mas saiu apressadamente, não perdeu tempo para ir ao encontro da sua prima, da sua parenta Isabel, que estava do outro lado da Judeia. Ela subiu apressadamente as montanhas e foi ao encontro da sua parenta que precisava dela.

O que Maria foi fazer na casa de Isabel? Foi ao encontro dela para visitá-la, cuidar dela e estar com ela. Maria foi levar aquilo que tinha em si, pois ela era a portadora da graça, tinha Jesus consigo e foi levá-Lo à sua prima.

Permita-me dizer a você: precisamos ir ao encontro do outro, precisamos sair das situações cômodas que, muitas vezes, nos encontramos. Estamos muito estagnados, parados em nossas coisas. É lamentável que, nos dias em que vivemos, não visitemos mais uns aos outros, não vamos mais à casa do nosso próximo, dos nossos vizinhos, do nosso irmão, do nosso parente e assim por diante. Se há uma coisa abençoada, santa e sagrada, nesta vida, é a visita.

Para que vamos visitar os outros? Não é para fofocar nem falar mal da vida dos outros, não é para especular como fulano está, como ele se encontra, se enriqueceu ou ficou mais pobre. Desculpe-me, mas essas visitas não são de Deus. Precisamos visitar o outro para levar o nosso amor a ele, para levar a nossa presença fraterna, o Deus que temos em nós para o encontro do nosso próximo.

Uma boa visita é um santo remédio, porque acalenta o coração, reaviva o dom do amor, acende a chama da graça. Como é abençoado aquele que sabe tirar do tempo que tem ou não tem para ir ao encontro do outro! Se, hoje, Maria nos visita, ela quer nos visitar a cada dia. Façamos o mesmo que ela, sejamos um dom, sejamos portadores da graça e do dom de Deus para o próximo.

Saiamos da acomodação na qual nos encontramos e vamos às montanhas da vida, ao encontro do nosso próximo, porque, quando saímos ao encontro do outro, estamos levando Deus para ele.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: mailto:padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.