Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Os 2,16.17b-18.21-22)

Leitura da Profecia de Oseias.

Assim fala o Senhor: 16Eis que eu a vou seduzir, levando-a à solidão, onde lhe falarei ao coração; 17b e ela aí responderá ao compromisso, como nos dias de sua juventude, nos dias da sua vinda da terra do Egito.

18Acontecerá nesse dia, diz o Senhor, que ela me chamará ‘Meu marido’, e não mais chamará ‘Meu Baal’.21Eu te desposarei para sempre; eu te desposarei conforme as sanções da justiça e conforme as práticas da misericórdia. 22Eu te desposarei para manter fidelidade e tu conhecerás o Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 144)

— Misericórdia e piedade é o Senhor.

— Misericórdia e piedade é o Senhor.

— Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.

— Uma idade conta à outra vossas obras e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas!

— Narram todos vossas obras poderosas, e de vossa imensidade todos falam. Eles recordam vosso amor tão grandioso e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.

— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

Evangelho (Mt 9,18-26)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.
18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”.

19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante.

23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Jesus ressuscita nossa fé e esperança

Temos muitos motivos para desanimar, mas temos um motivo único e necessário para permanecermos de pé: a nossa fé

“Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá” (Mateus 9,18).

Amados irmãos e irmãs, esse chefe da sinagoga, que hoje se aproxima de Jesus, simboliza todo pai, toda mãe, todo aquele que chora, que busca lutar pelos seus filhos. Quantos pais derramam lágrimas por causa de seus filhos e dizem: “Eu perdi meus filhos! Perdi meu filho para o mundo, para as drogas ou para as diversas situações do mundo que os estão roubando de nós”.

Deixe-me dizer a você: acredite, por mais morto que pareça seu filho ou sua filha, Jesus têm palavras de ressurreição e vida. As palavras d’Ele têm poder!

Eu já vi tantas mães que entregaram seus filhos de forma confiante a Deus, e pelas lágrimas e orações suplicantes conseguiram trazer vida nova a seus filhos. Apenas uma coisa é importante: o desespero não traz vida, ele é, na verdade, a porta de entrada para o suicídio espiritual, porque o desespero sufoca a graça de Deus em nós, o desespero é a falta confiança, é desacreditar querendo acreditar que Deus pode fazer alguma coisa por nós.

Hoje, quero levantar seu ânimo, sua fé e confiança, quero dizer no fundo do seu coração: creia que Deus pode fazer milagres pelas pessoas da sua casa, da sua família, por aqueles que estão morrendo longe d’Ele. Eu sei que, muitas vezes, as esposas, as mulheres estão sofrendo, porque acabam sendo as mais machucadas e sofridas, pois não tem um marido como Jairo, este homem do Evangelho que vai em busca de Jesus e faz nova todas as coisas.

Deus está com você, minha filha! Deus é sua força, sua luz, e eu lhe digo: coragem, ânimo e confiança! O que Jesus quer dizer aos seus: “Levanta-te e anda”. Isso quer dizer, em primeiro lugar, que a nossa alma não pode ficar frustrada e prostrada devido às situações e coisas negativas.

A Palavra de Deus, em primeiro lugar, quer ressuscitar a nossa fé e nossa confiança. Temos muitos motivos para desanimar, mas temos um motivo único e necessário para permanecer de pé: a nossa fé. Cremos em Jesus, na Sua Palavra, na Sua ação poderosa que faz nova todas as coisas!

“Jesus, eu creio em vós e sei que o Senhor pode fazer nova todas as coisas.” Que assim seja a proclamação da sua fé!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios