Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 7,10-14; 8,10)

Leitura do Profeta Isaías.

Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. 12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. 13Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel, 8,10porque Deus está conosco.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 39)

— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

— Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados, e então eu vos disse: “Eis que venho!”

— Sobre mim está escrito no livro: “Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!”

— Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!

— Proclamei toda a vossa justiça, sem retê-la no meu coração; vosso auxílio e lealdade narrei. Não calei vossa graça e verdade na presença da grande assembleia.

Segunda Leitura (Hb 10,4-10)

Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 4é impossível eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes. 5Por isso, ao entrar no mundo, Cristo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7Por isso eu disse: Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade”. 8Depois de dizer: “Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado” — coisas oferecidas segundo a Lei — 9ele acrescenta: “Eu vim para fazer a tua vontade”. Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 10É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Evangelho (Lc 1,26-38)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

O Espírito Santo gera em nós a vida nova

A nossa natureza humana é regenerada, salva e liberta pela ação poderosa do Espírito Santo

“Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus” (Lucas 1,30). 

A Igreja colocou, mais adiante, a Festa da Anunciação do Senhor, porque, de uma forma muito bela e providencial, essa festa, sempre celebrada no dia 25 de março, caiu, este ano, justamente no mesmo dia da Paixão do Senhor, na Sexta-feira Santa. Por isso, após a Oitava da Páscoa, o primeiro dia a Igreja nos dá a graça de celebrar a Anunciação do Senhor.

Hoje, prestamos atenção nesta imagem maravilhosa, um anjo que apareceu a uma moça prometida em casamento a um homem chamado José. Essa moça, chamada Maria, era toda de Deus, serva d’Ele desde o ventre de sua mãe. Entretanto, ela queria levar a sua vida colocando em prática a vontade do Senhor para ela.

Era normal que se cassasse, que levasse a vida adiante, mas ela ainda não tinha total entendimento dos desígnios divinos para a sua vida. Quando o anjo lhe apareceu, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria!”. Não precisamos ter medo dos planos de Deus, não precisamos nos intimidar, acovardar nem nos entristecermos, porque o que vem de Deus é caminho de bênção para nós!

“O que vai se realizar em ti, Maria, é obra do Espírito Santo. Você conceberás e dará à luz a um filho”(cf. Is 7,14).

O ventre de Maria se torna o lugar da morada de Deus, o sacrário vivo, o lugar santificado onde o Senhor, por meio de uma operação divina, maravilhosa e extraordinária, faz o divino se tornar humano.

A ação do Espírito Santo acontece no ventre de Maria e lá se torna o primeiro cenáculo da humanidade. Veja que maravilha! Quando estamos no cenáculo e o Espírito Santo desce sobre nós, Jesus é gerado em nossa vida e O levamos até os outros.

Isso aconteceu de forma única e singular no ventre de uma mulher, no ventre de Maria! Ela disse “sim”, sim para que o Pentecostes fosse perene sempre na sua vida e no seu ser. Maria não se colocou à disposição do Espírito Santo somente no momento em que gerava Jesus, ela se tornou o templo vivo e perpétuo da presença do Paráclito.

Quando estamos unidos a ela, tornamo-nos Pentecostes vivos, o lugar onde o Espírito Santo de Deus age, fecunda a vida nova e nos faz gerar o homem e a mulher nova em Cristo.

Somos os primeiros a ser gerados no ventre de Maria, ali onde Jesus foi concebido em Sua forma humana, onde assumiu essa natureza humana como nós. A natureza humana é regenerada, salva e libertada pela ação poderosa do Espírito Santo!

Queremos, hoje, pedir a intercessão Maria, olhar para ela e pedir que, neste tempo de graça, tornemo-nos o lugar da morada e ação de Deus. Peçamos que o Espírito Santo gere em nós a vida nova, para que sejamos homens e mulheres novos para levarmos Jesus ao mundo!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.