Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Rm 11,1-2a.11-12.25-29)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 1eu pergunto: Será que Deus rejeitou o seu povo? — de modo algum. Pois também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim... 2aDeus não rejeitou o seu povo, que ele desde sempre considerou. 11Eu pergunto: Acaso eles tropeçaram para cair? — Não, de modo algum. De fato, o passo em falso que eles deram serviu para a salvação dos pagãos, e a salvação dos pagãos, por sua vez, deve servir para despertar ciúme neles. 12Ora, se o passo em falso deles foi riqueza para o mundo e o pequeno número de crentes dentre eles foi riqueza para os pagãos, que riqueza não será a adesão de todos eles ao Evangelho! 25Irmãos, para não serdes presunçosos por causa da vossa sabedoria, é importante que conheçais o mistério, a saber: o endurecimento de uma parte de Israel é para durar até que a totalidade dos pagãos tenha entrado na salvação. 26E então todo o Israel será salvo, como está escrito: “De Sião virá o libertador; ele tirará as impiedades do meio de Jacó. 27Essa será a realização da minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados”. 28De fato, com relação ao evangelho, eles são inimigos para benefício vosso, mas com relação à escolha divina, eles são amados, por causa dos patriarcas. 29Pois os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 93)

— O Senhor não rejeita o seu povo!

— O Senhor não rejeita o seu povo!

— É feliz, ó Senhor, quem formais e educais nos caminhos da Lei, para dar-lhe um alívio na angústia.

— O Senhor não rejeita o seu povo e não pode esquecer sua herança: voltarão a juízo as sentenças; quem é reto andará na justiça.

— Se o Senhor não me desse uma ajuda, no silêncio da morte estaria! Quando eu penso: “Estou quase caindo!” Vosso amor me sustenta, Senhor!

Evangelho (Lc 14,1.7-11)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Busquemos o serviço e a doação ao próximo

A lógica de Deus é não buscarmos o primeiro lugar, sermos os mais importantes e mais lembrados. A lógica de Deus é saber ceder para que o outro seja exaltado, lembrado, para que ele seja mais querido

“Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado” (Lucas 14, 11).

Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus e observava o comportamento dos convidados. Naquele banquete onde se fazia presente, como em tantos outros, as pessoas faziam questão de ocupar os primeiros lugares para serem melhor servidas, para poderem comer da parte melhor do que era servido e assim por diante.

Se observarmos, muitas vezes, o nosso cotidiano é assim também, nós gostamos dos primeiros lugares, de sermos servidos, reverenciados e que os melhores lugares sejam também guardados e reservados a nós.

Observa-se, da parte de alguns, até a falta de educação ou a indelicadeza, pois não prestam atenção nas pessoa mais velhas, nos doente, enfermos ou se outros estão necessitados. Olha-se, muitas vezes, onde vai servir a comida. Os primeiros chegam e servem-se, enchem seus pratos e não se interessam por quem vem depois. As pessoas querem satisfazer o seu “eu”, o seu ego, o “eu” em primeiro lugar. “O  importante é que eu comi! O importante é que me servi! O importante é que fui lembrado! O importante é que consegui!”.

A sociedade em que vivemos é a sociedade da competição, onde vale quem pode mais, quem consegue mais, quem ocupa os primeiros lugares. Jesus veio para mostrar que em Seu Reino não é assim! No Reino de Deus, a lógica é ter a capacidade de ceder o lugar para o outro, não pegar o melhor pedaço para si e deixar o pior para o outro, servir algo que era bom para nós ao outro.

A lógica de Deus é não buscarmos o primeiro lugar, sermos os mais importante e mais lembrados. A lógica do Senhor é saber ceder para que o outro seja exaltado, lembrado e mais querido.

O mais importante é sabermos que temos um lugar no coração de Deus, que este lugar é só nosso e ninguém pode nos tirar. O importante é sabermos proporcionar o bem para o outro, fazer com que se sinta bem com aquilo que elevamos a ele.

Por isso, a mística do Reino de Deus é nunca jogarmos confete, flores ou reconhecimento para nós. O esquecimento, o não ser lembrado ou, muitas vezes, até ser preterido faz de nós preferidos por Deus e Seu coração!

Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.