Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na catequese de hoje, Papa falou sobre misericórdia e consolação, recordou o drama dos migrantes e pediu que eles encontrem acolhida

Misericórdia e consolação foram as duas palavras que nortearam a reflexão do Papa Francisco na catequese desta quarta-feira, 16, na Praça São Pedro. A partir do tema, ele enfatizou o  drama dos migrantes e lançou novo apelo de acolhida.

Francisco recordou os capítulos 30 e 31 do profeta Jeremias, conhecidos como “livro da consolação”, no qual a misericórdia de Deus se apresenta com toda a sua capacidade de confortar e abrir o coração dos aflitos à esperança.

Deus, por meio do profeta Jeremias, dirige-se aos israelitas exilados em terra estrangeira para pré-anunciar o retorno à pátria. “O exílio foi uma experiência devastante para Israel”, afirmou Francisco, explicando que a fé de Israel vacilou, sentiu-se abandonada por Deus e, vendo a pátria destruída, era difícil continuar a acreditar na bondade do Senhor.

“Mas me vem à mente o pensamento da Albânia e, como depois de tanta perseguição e destruição, o país conseguiu reerguer-se na dignidade e na fé”, recordou Francisco, que visitou o país do leste Europeu em setembro de 2014.

Acesse
.: Íntegra da catequese

“Também nós podemos viver um tipo de exílio quando a solidão, o sofrimento e a morte nos fazem pensar que fomos abandonados por Deus (…) Quantas vezes ouvimos essa palavra: Deus se esqueceu de mim. Tantas vezes pessoas sofrem e se sentem abandonadas”.

Migrantes

Neste ponto, com a voz embargada, porém firme, Francisco citou os migrantes – exilados de hoje – que vivem uma real e dramática situação, longe de sua pátria, com o olhar marcado pelas ruínas das suas casas, com o coração cheio de medo e a dor da perda dos entes queridos.

“Quantos tentam chegar em outros lugares e lhes fecham as portas! Estão ali na fronteira, porque tantas portas e tantos corações estão fechados. Os migrantes de hoje sofrem, sofrem a céu aberto, sem alimento, e não podem entrar, não sentem a acolhida. Como gosto quando vejo as nações, os governantes que abrem o coração e abrem as portas”.

O Papa então voltou ao livro da consolação para afirmar que Deus não está ausente, por isso não devemos ceder ao desespero. “O Senhor secará todas as lágrimas e nos libertará de todos os temores. O Senhor é fiel, não abandona à desolação. Deus ama com um amor sem limites, que tampouco o pecado pode frear, e graças a Ele o coração do homem se enche de alegria e consolação. (…)

O verdadeiro e radical retorno do exílio e a confortante luz após a escuridão da crise de fé acontece na Páscoa, na experiência cheia e definitiva do amor de Deus, amor misericordioso que doa alegria, paz e vida eterna”.

(Canção Nova)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.