Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Bíblia Sagrada - Liturgia do dia 01/09/2016

Primeira Leitura (1Cor 3,18-23)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo ao Coríntios.

Irmãos, 18ninguém se iluda: Se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade; 19pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus. Com efeito, está escrito: “Ele apanha os sábios em sua própria astúcia”, 20e ainda: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios; sabe que são vãos”.

21Portanto, que ninguém ponha a sua glória em homem algum. Com efeito, tudo vos pertence: 22Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro, tudo é vosso, 23mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 23)

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.

— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.

— Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador.” “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.”

Evangelho (Lc 5,1-11)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.

4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.

8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

O desânimo tira a força do nosso coração

Às vezes, cansamo-nos no caminho, na caminhada; encontramo-nos, muitas vezes, desanimados, mas não é hora nem tempo para o desânimo

“Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca” (Lucas 5, 4). 

Jesus está dando essa ordem a Simão Pedro. Os pescadores passaram a noite inteira sem pescar, estavam até desanimados, mas Ele estava ensinando às multidões, estava levantando-as e motivando-as com o poder de Sua Palavra.

O Senhor queria que a barca seguisse mais adiante, queria que Pedro lançasse suas redes para o mar, a fim de que pudesse pescar peixes. O discípulo até desacreditou, porque estava muito desanimado, tentou tantas vezes pescar e não conseguiu. Mas ele mesmo respondeu: “Em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”.

Sabe, meus irmãos, muitas vezes temos vontade de desanimar, de voltar, regredir, de ficarmos estacionados onde estamos, porque o mar “não está para peixe”. Estamos tentando fazer as coisas em nossa vida e, muitas vezes, não dão certo, não conseguimos tocar em progressos em nossa própria vida; as situações não se resolvem, os problemas até crescem e ficamos desanimados.

Há alguém que quer nos dizer: “Faça isso! Faça aquilo!”. Então, respondemos: “Eu já tentei de tudo! Já fiz isso e aquilo, mas as coisas estão do jeito em que estão!”.

Deixe-me dizer a você, não é em atenção a mim ou àquele outro, mas em atenção às Palavras do Mestre: “Lançai vossas redes, e ide para as águas mais profundas!”. Não podemos ficar na superficialidade da vida, do coração nem das relações. Por mais que possamos nos machucar, passar por situações difíceis, o Mestre quer que avancemos para as águas mais profundas. Se você der atenção à Palavra do Mestre, por mais obscuro que pareça o caminho, por mais difícil que pareça a situação, por mais que não tenha um jeito, a mão de Deus há de nos conduzir, de nos levar mais adiante para experimentarmos os melhores frutos!

Sei que, às vezes, cansamo-nos no caminho, na caminhada; encontramo-nos, muitas vezes, desanimados, mas não é hora nem tempo para o desânimo. Não podemos entregar o nosso coração e nossa alma para o desânimo. O mal está aí, porque o desânimo tira o ânimo, a força da alma e do coração. Viver a vida sem alento, sem ânimo, sem sabor? Não é isso que Deus quer de nós!

Avance para o fundo do seu coração, lá há coisas lindas e maravilhosas que Deus quer resgatar de dentro de você. Avance para as águas mais profundas na relação com  Ele, no amor ao próximo, na doação à sua família, no cuidado, na caridade e na vivência do mandamento do amor.

Não nos entreguemos a uma vida superficial, porque Deus não nos quer superficiais. Ele nos quer tendo uma vida profunda, autêntica e real, por isso não podemos ficar parados no meio do caminho. Precisamos dar passos mais adiante, porque Deus têm muito para nós!

É hora de avançarmos, de progredirmos, não é tempo de regredirmos nem ficarmos estacionados.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.