Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Bíblia Sagrada - Liturgia do dia 05/10/2016

Primeira Leitura (Gl 2,1-2.7-14)

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.

Irmãos, 1catorze anos mais tarde, subi, de novo, a Jerusalém, com Barnabé, levando também Tito comigo.2Fui lá, por causa de uma revelação. Expus-lhe o evangelho que tenho pregado entre os pagãos, o que fiz em particular aos líderes da Igreja, para não acontecer estivesse correndo em vão ou tivesse corrido em vão.7Pelo contrário, viram que a evangelização dos pagãos foi confiada a mim, como a Pedro foi confiada a evangelização dos judeus. 8De fato, aquele que preparou Pedro para o apostolado entre os judeus preparou-me também a mim para o apostolado entre os pagãos. 9Reconhecendo a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, considerados as colunas da Igreja, deram-nos a mão, a mim e a Barnabé, como sinal de nossa comunhão recíproca. Assim ficou confirmado que nós iríamos aos pagãos e eles iriam aos judeus. 10O que nos recomendaram foi somente que nos lembrássemos dos pobres. E isso procurei fazer sempre, com toda solicitude. 11Mas, quando Cefas chegou a Antioquia, opus-me a ele abertamente, pois ele merecia censura.12Com efeito, antes que chegassem alguns da Comunidade de Tiago, ele tomava refeição com os gentios. Mas, depois que eles chegaram, Cefas começou a esquivar-se e a afastar-se, por medo dos circuncidados.13E os demais judeus acompanharam-no nessa dissimulação, a ponto de até Barnabé se deixar arrastar pela hipocrisia deles. 14Quando vi que não estavam procedendo direito, de acordo com a verdade do Evangelho, disse a Cefas, diante de todos: “Se tu, que és judeu, vives como pagão e não como judeu, como podes obrigar os pagãos a viverem como judeus?”

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 116)

— Ide por todo mundo, e a todos pregai o Evangelho!

— Ide por todo mundo, e pregai o Evangelho!

— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!

— Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!

Evangelho (Lc 11,1-4)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, 4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Repartamos o pão com nosso próximo

A nossa oração tem de ser sempre assim para exaltar o coração de Deus, para repartir o Pai que temos, o pão que Ele nos dá com os outros

“Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos” (Lucas 11,1).

Muitos discípulos de Jesus se aproximam d’Ele e fazem um dos pedidos mais importantes dentre tantos que Ele escutou: “Senhor, ensina-nos como devemos rezar!”.

Na verdade, até queremos rezar, temos vontade de rezar, porém não sabemos como…Quantas vezes você já chegou na igreja ou na capela e disse: “Meu Deus, como irei rezar? Como posso falar com Deus?”.

Mas quem nos ensina a rezar é o próprio Senhor! Pensamos que, para rezar, existe uma fórmula que se transforma numa oração escrita para rezarmos todos os dias.

A oração do ‘Pai Nosso’ é a oração mais bela, mais profunda, porque é a oração que o próprio Senhor nos ensinou. No entanto, o Pai Nosso, é antes de tudo, um modo de nos relacionarmos com Deus. Veja bem: primeiro a oração nos ensina a chamar Deus de ‘Pai’. O nosso relacionamento com Deus é de filho para com o Pai, não é de escravo para com o senhor ou de uma pobre criatura com um Deus distante e desconhecido.

É intimidade e proximidade. “Ele é meu pai!”. É belo demais nos dirigirmos a Ele! A importância é de que, primeiramente, tomemos consciência de que somos filhos e não somos filhos distantes; só somos distantes porque às vezes nós mesmos mantemo-nos assim.

Deus está tão próximo de nós que podemos chamá-Lo de Pai! Jesus O chamava: “Meu Pai! Aba Pai!”.

Aprendemos também na oração, que ela não pode ser egoísta. Às vezes a criança diz: “O pai é só meu!”, “A mãe é só minha!”. Mas Deus é Pai de cada um de nós e, por Ele, nós louvamos, glorificamos, santificamos e respeitamos o nome d’Aquele que é nosso Pai e pedimos: “Pai, que o Seu Reino esteja aqui presente, esteja acontecendo no meio de nós! Que o Seu nome seja santificado!”.

Pedimos também ao Pai que nos dê o pão de cada dia, mas não é um pão só para mim ou para minha família. É o pão nosso. Por isso, se o Pai é para todos, o pão que temos também é para ser dividido com todos.

É um erro quando a pessoa reza para que não falte nada em sua casa e pede: “Pai Nosso, dê o sustento para minha família, para minha casa!”. Tudo o que Deus nos dá, tudo o que temos em nossa casa é para repartirmos com aqueles que não têm.

Tome cuidado com o erro da ignorância humana, que acredita que a providência de Deus é Ele providenciar para mim e ao outro não, porque Ele não providenciou. É um erro grotesco de nossa parte, é uma ilusão do egoísmo e da soberba humana acharmos que aquilo que adquirimos é só para nós. “É fruto do meu trabalho! É fruto do meu esforço!”.

Você não pediu para o Pai te dar o pão? Você não pediu ao Pai para abençoar tudo que você tem? Este seu Pai, é Pai de todos nós. Por isso, não é justo nem sensato o filho que só pensa em si e não é capaz de repartir o que tem com os outros.

Não posso pensar que uma pessoa que tem a mesa farta para comer é capaz de desperdiçar comida, jogá-la fora e não lembrar de repartir tudo o que tem com aqueles que nada tem. Oração mal rezada é fruto de um egoísmo e se torna uma oração não vivenciada.

Reze: “Pai, perdoa os nossos pecados e nossas ofensas, porque assim também nos comprometemos a perdoar a quem tenha nos ofendido e, por favor, meu Pai, não nos deixeis cair na tentação”.

A nossa oração tem de ser sempre assim para exaltar o coração de Deus, para repartir o Pai que temos, o pão que Ele nos dá com os outros.

Que Deus nos proteja, que nos livre de todo o mal e nos guarde sempre em Seu coração!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.