Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Há um chamado dentro do coração de cada ser humano, que atrai sua atenção para algo diferente e o faz mudar a direção. É como o toque de um celular ou uma simples campainha quando soam. Esse barulho externo faz com que sua atenção, seus passos e sua direção se movam para ouvir, ver, ler, encontrar ou descobrir o que ou quem está ali.

Algo novo só pode surgir quando se muda a direção. Se isso acontece todos os dias com o que está “do lado de fora”, imagina o que acontece com um chamado que soa dentro de nós, no coração! Esse é o “Chamado à Misericórdia”, que possui um “som” próprio: a melodia da Misericórdia. É como o “palpitar de um coração”  - “A Misericórdia é o palpitar do Coração de Deus” (Papa Francisco) -, ela atrai, chama, encanta e redireciona vidas em três direções: para o Alto, para Dentro e para Frente.

Para o “Alto”, porque é o chamado de um Deus que é Misericórdia (Sl 144,8) e esse chamado nos faz olhar e buscar “as coisas do Alto” (Cl 3,1). Isso muda tudo, a nossa direção, o coração. Quando uma pessoa se sente culpada ou condenada, normalmente ela fica logo de cabeça baixa, porque a tristeza e o remorso pesam demais, daí ela se volta para baixo e para o que é baixo. Porém quem escuta a Voz do Pai das Misericórdias poderá levantar a cabeça de novo e olhar para cima, ter uma nova postura, de pessoa feliz. No abraço do Pai, todo filho(a) recebe de volta a dignidade e a honra para poder levantar a cabeça e dizer: Sou amado(a)!

Para “Dentro”, pois pode ser que aí dentro de você exista um “barulho”, como quando alguém está dirigindo e, de repente, começa a ouvir um “ruído” estranho e pensa: Será que é algum problema no motor? Para descobrir, vai precisar reduzir a marcha, pisar no freio até parar, abrir o capô e olhar lá dentro para verificar o que está acontecendo. O que esse barulho quer dizer? O que ele significa?

Há um barulho no coração do homem, no seu também!  Escute-o por um instante, pare de ler o texto e tente fazer um pouco de silêncio para escutá-lo… E aí, quais barulhos conseguiu escutar? Era barulho de quê? Chiado na bomba de ar da paciência; vazamento do óleo da compaixão; curto circuito no cabo da confiança? Esses, entre outros, são sinais de que algo não está funcionando bem em você! Chame o mecânico da Misericórdia, seu contato é a Oração e o seu nome é Jesus! Ele sempre tem a ferramenta certa para consertar todos os tipos de barulho do coração.

E “para frente”, pois o Chamado à Misericórdia para o ser humano é como aquela música que, ao ouvir, a pessoa não consegue ficar parada. A canção move, faz mexer os pés e depois o corpo inteiro.

A música da misericórdia é regida pelo Maestro da Unidade (e da Paz), o Espírito Santo. Quem ouve o ritmo dessa batida segue os passos da dança do encontro com o outro e, na dança da reconciliação, dançar sozinho é proibido, precisa de companhia. Muitas vezes será como uma dança de roda, todo mundo junto, de mãos dadas, marcando o compasso da união.

A melodia do Amor nos leva a descobrir que o som da dança da reconciliação faz da nossa vida uma nova canção. Portanto cante, dance, alegre-se com a canção do perdão, da unidade, do “tente mais uma vez”. Não tape os ouvidos do coração, deixe entrar as notas da canção da misericórdia, você vai redescobrir a alegria do viver juntos novamente, do ser família, do ter amigos, a alegria do “Amai-vos”.

Escute… A Misericórdia está tocando, é o som do coração, é o “Som da Misericórdia” chamando cada ser humano a mudar de direção, olhar para o alto, voltar-se para dentro de si e dar os passos da dança da Reconciliação em direção ao outro. O Maestro da Misericórdia, o Espírito Santo, entoa o clássico “Amai-vos” (canção do encontro). Não tenha vergonha de entrar nessa dança, não dê desculpas dizendo: “não sei dançar”. Não fique parado, sinta e siga este som, a misericórdia está chamando, é com você mesmo!

Atenda, fale, ouça, cante e dance, pois a misericórdia está tocando... Não recuse essa “chamada”. Eu e você somos CHAMADOS À MISERICÓRDIA.

Padre Sóstenes Vieira é sacerdote da Canção Nova. Autor do livro Livro “A Oração Em 7 Passos”, pela Editora Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.