Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Assembleia Eclesial foi apresentada ontem, 24, na Basílica de Guadalupe, na Cidade do México; Encontro será realizado em novembro próximo

“Caro Miguel… Quero estar ao lado de vocês neste momento e na preparação até novembro”. Assim, de forma fraterna e direta, na abertura da sua mensagem, o Papa Francisco se dirige a Dom Miguel Cabrejos Vidarte, Arcebispo de Trujillo, presidente da Conferência Episcopal Peruana e do Conselho Episcopal da América Latina (Celam) após a apresentação da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe que aconteceu neste domingo, 24, na Basílica de Guadalupe, na Cidade do México.

Segundo o Pontífice, este é um tempo que abre novos horizontes de esperança.  Em sua mensagem em formato de vídeo, o Santo Padre destaca dois critérios para acompanhá-los neste tempo. “Primeiro, junto com o povo de Deus: que esta Assembleia não seja uma elite separada do santo povo fiel de Deus. Junto com o povo: não se esqueça, somos todos parte do povo de Deus, somos todos parte dele. O povo de Deus que é infalível “in credendo”, como nos diz o Concílio, é o que nos dá a pertença”.

O Papa prossegue frisando que do povo de Deus surgem as elites, as elites iluminadas por uma ideologia ou outra, e sublinha que esta não é a Igreja. “A Igreja se dá no partir do pão, a Igreja se dá com todos, sem exclusão. Uma Assembleia de Igreja é o sinal de uma Igreja sem exclusão”. Francisco destaca que outra coisa a ter em mente é a oração. “O Senhor está em nosso meio. Que o Senhor se faça ouvir, daí nosso pedido de que Ele esteja conosco”.

A Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe será realizada na Cidade do México, de 21 a 28 de novembro, após ter sido adiada devido à pandemia. A Assembleia, sobre o tema ” Somos todos discípulos missionários em saída ” recordará 14 anos depois, a 5ª Conferência Geral da Conferência Episcopal Latino-Americana em Aparecida e terá como objetivos, como explica uma nota do Celam, contemplar a realidade de nossos povos, aprofundar os desafios do continente, reacender o compromisso pastoral e buscar novos caminhos em chave sinodal.

Canção Nova/com Vatican News

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.