Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Igreja celebra, no dia 7 de outubro, a memória de Nossa Senhora do Rosário. “Essa festa foi instituída por São Pio V para comemorar e agradecer a Virgem Maria a sua ajuda na vitória sobre os turcos em Lepanto, na Grécia, no dia 7 de outubro de 1571.

O Papa São Pio V abençoou os escudos dos exércitos cristãos, que enfrentaram os turcos otomanos; estes já tinham tomado Constantinopla – sede do Império Romano do Oriente (1476) – e se preparavam para dominar a Europa Cristã e fazê-la muçulmana; então, o Papa pediu ao Príncipe João da Áustria, para enfrentar o inimigo da Igreja. Foi uma guerra justa para se defender e não para atacar. E os exércitos cristãos, em menor número, mas sob a proteção do santo Rosário de Nossa Senhora, venceram os otomanos; então, o Papa consagrou o dia 7 de outubro a Nossa Senhora das Vitórias, ou do Santo Rosário.

No seu Breve Consueverunt (14-09-1569), o Papa Pio V falava do Rosário como um meio de vitória. Clemente XI estendeu a festa a toda a Igreja no dia 3 de outubro de 1716. Leão XIII conferiu-lhe um nível litúrgico mais elevado e publicou nove Encíclicas sobre o Santo Rosário. São Pio X fixou definitivamente a festa no dia 7 de outubro.” (cleofas.com.br)

 Eu sou a Senhora do Rosário

O Papa São João Paulo, na Sua Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae (2) afirmou: “O Rosário acompanhou-me nos momentos de alegria e nas provações. A ele confiei tantas preocupações; nele encontrei sempre conforto. (…) No dia 29 de outubro de 1978, apenas duas semanas depois da minha eleição para a Sé de Pedro, quase numa confidência, assim me exprimia: ‘O Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa!’”

Na aparição do dia 13 de julho de 1917, em Fátima, Portugal, Nossa Senhora disse: “Continuem a vir aqui todos os meses. Em outubro, direi Quem sou, o que quero, e farei um milagre que todos hão-de ver, para acreditar”. (Memórias da Ir. Lúcia, p. 176).

No dia 13 de outubro de 1917, 346 anos depois da vitória de Lepanto, a Virgem Maria cumpriu a promessa que havia feito aos pastorinhos e revelou-se como a Senhora do Rosário: “Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o terço todos os dias.” (Memórias da Ir. Lúcia, pp. 180-181)

São Luís Grignion de Montfort ajuda-nos a entender o significado da palavra Rosário:
“A palavra rosário quer dizer “coroa de rosas”. (…) Por se tratarem de rosas celestiais, estas rosas nunca murcham nem perdem sua fragrância e delicada beleza. (…) O Rosário completo é, pois, uma grande coroa de rosas e o Terço de cinco dezenas é uma pequena coroa de flores ou uma pequena coroa de rosas celestiais, que colocamos nas cabeças de Jesus e Maria. A rosa é a rainha das flores, e o Rosário, depois da Santa Missa, é a melhor das devoções” (São Luís Grignion de Montfort, o Segredo do Rosário p. 18)

A Virgem Santíssima, em Fátima, mostrou sua total aprovação quanto ao nome “Rosário” ao afirmar: “Sou a Senhora do Rosário”. Assim também nos mostrou o grande valor da oração do Santo Rosário. Em todas as aparições de Fátima – de maio a outubro de 1917 –, ela pediu que rezássemos o Terço, todos os dias, para alcançarmos as graças necessárias para vivermos centrados em Seu Filho Jesus nesta caminhada terrena que fazemos rumo à pátria celeste.

A Devoção Reparadora

Nossa Senhora nos pediu também a Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados quando apareceu em Pontevedra, Espanha, em 1925, acompanhada do Menino Jesus, à Irmã Lúcia, pedindo atos reparadores para reparar o Seu Coração Imaculado; e um desses atos reparadores é a oração do Santo Terço.

Vejamos: “Olha, minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam, com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar e diz que todos aqueles que, durante cinco meses, ao primeiro sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço e Me fizerem quinze minutos de companhia, meditando nos quinze mistérios do Rosário, com o fim de Me desagravar, eu prometo assistir-lhes, na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas”. (Memórias da Ir. Lúcia, p. 192)

Ao dizer “tu ao menos”, Nossa Senhora quer salientar que a reparação que espera de cada um de nós é insubstituível, que somos individualmente amados por ela e, portanto, espera a correspondência do nosso amor especialmente em cada primeiro sábado. Novamente, ela apresenta a oração do Santo Terço como meio eficaz de correspondermos ao Seu amor materno e também como uma prática de piedade, que nos leva a nos apropriarmos da salvação que o Seu Filho Jesus nos trouxe, ao clamarmos a Sua intercessão de Mãe.

Para que possamos corresponder a esse pedido de Jesus e de Maria, convidamos você a participar desta Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados, no Santuário do Pai das Misericórdias, no dia 7 de outubro a partir das 10h.

Rezaremos o Santo Terço contemplado, seguido de uma catequese sobre a espiritualidade de Fátima; depois, teremos os 15 minutos de Meditação da Palavra. Concluiremos esse momento com uma Missa votiva a Nossa Senhora, às 12h.

Para confessar-se, o peregrino pode ir aos nossos confessionários ou onde lhe for mais acessível. Confira os horários no nosso site: paidasmisericordias.com.

Na impossibilidade de fazer-se presente, você pode viver essa espiritualidade em sua própria cidade, de forma particular ou em grupo, como forma de divulgação e crescimento da Mensagem de Fátima. Todas essas práticas devem ser realizadas com a intenção de reparar o Imaculado Coração de Maria

Áurea Maria, Comunidade Canção Nova

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.