Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na Terra Santa nasceu a fé no Deus único com o povo Judeu, por volta do ano XVII a.C, quando Deus se manifesta a Abraão e indica que ele deve deixar a terra de Ur e seguir em busca de Canaa.

Por muito séculos apenas os judeus adoravam o Deus único. Desta raiz nasce o Cristianismo, Jesus Cristo que se revela como sendo o filho de Deus. A partir daí mais uma revolução a nível de fé acontece no mundo, a fé cristã se espalha rapidamente.

Também da fé no Deus único, nasceu o Islã, no ano 610 da era cristã. O profeta Maomé, recebe a revelação por parte do Anjo Gabriel e, a partir de então, a nova religião é instituída no Oriente.

Estas três religiões monoteístas compõem o mosaico da fé e religião na Terra Santa. Um mosaico ameaçado constantemente pelos inúmeros conflitos religiosos e sociais.

As guerras fazem muito barulho e o Ocidente tende a culpar sempre o "fundamentalismo religioso". A culpa recai sobre a Fé, como se o  melhor fosse viver sem religião.

Mas o comprometimento com a fé em sua raiz verdadeira faz com que homens de boa vontade sejam testemunhas de um amor gratuito e generoso. Como exemplo podemos citar: os hebreus, que têm ONG's para ajudar refugiados e imigrantes que chegam aqui em situações de sofrimento e abandono; a Igreja Católica que investe em educação para todos sem discriminação, em hospitais, em trabalhos sociais diversos; muçulmanos que lutam pelo diálogo e pela tolerância, mas, o mal faz muito barulho e tende a esconder o bem que se faz.

A religião por aqui não é o problema, mas sim o coração do homem que insiste em não mudar, que insiste em combater o outro para mostrar quem é o mais forte... Por aqui vejo a força de pessoas que heroicamente testemunham sua fé no Deus único e que optam pelo recolhimento, ao invés dos holofotes.

Não posso esconder a minha origem de fé, sou católica e também como comunicadora tento fazer minha parte, busco levar boas e verdadeiras notícias de que na Terra Santa tem gente dando a vida, lutando para que os conflitos cessem e para que um dia a paz não seja uma utopia.

Cristiane Henrique, missionária da Comunidade Canção Nova na terra Santa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.