Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Promovido pelo Dicastério para os Leigos, Família e Vida, o Fórum Internacional de Jovens dá continuidade a dinâmica do Sínodo dedicado à juventude

O Vaticano vai promover esta semana, entre hoje e sábado, 19 a 22, um Fórum Internacional de Jovens. O encontro procura dar continuidade à dinâmica do Sínodo dedicado às novas gerações, realizado em outubro de 2018.

A iniciativa foi apresentada ontem, 18, em coletiva de imprensa no Vaticano e tem como tema ‘Os jovens em ação numa Igreja sinodal’.

O encontro no Vaticano vai contar com a participação de cerca de 250 jovens de 110 países e de 40 movimentos e comunidades, para partilharem experiências pastorais nas comunidades católicas. Os participantes do Fórum irão se encontrar, em audiência com o Santo Padre, no sábado.

Em declarações aos jornalistas, o secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé), padre Alexandre Awi Mello, precisou que os trabalhos vão centrar-se sobre as “consequências do Sínodo” de 2018 nas dioceses e movimentos eclesiais, relativamente ao campo da pastoral juvenil e vocacional.

Os participantes vão ainda debater a Exortação Apostólica pós-sinodal “Christus vivit”, que o Papa Francisco publicou em abril deste ano.

O prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, cardeal Kevin Farrell, sublinha que “um dos maiores desafios de que os jovens falam é que não participam ativamente da Igreja”.

“Este encontro pós-sinodal é o início de um processo que espero que continue todos os anos aqui em Roma, onde reunimos jovens para falar sobre a Igreja nos diferentes contextos em que está localizada e do que somos chamados a fazer pelos jovens”, assinalou, na véspera do encontro.

Os jovens de todo o mundo são convidados a seguir o fórum através das redes sociais, usando a hashtag #youthforum19, e a partilhar as suas experiências.

(Canção Nova)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.