Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O que é importante para o mundo de hoje? Bom, ter saúde, estar com a família, ter dinheiro, emprego, estudar, ser empresário, bem visto e bem quisto… Talvez você até elencaria outras realidades que julga serem mais importantes.

Os tempos mudam e, de fato, algumas coisas tinham mais valor antigamente do que hoje. Recordo-me que no curso de Rádio e TV estudamos o progresso nas descobertas dos meios de comunicação, houve um “boom”, uma grande procura por aparelhos de rádio, uma febre, pois era algo “de outro mundo”. Como é possível ouvir alguém que está a quilômetros de distância? O homem transmitir palavras, canções… Foi uma grande descoberta que não parou por aí, veio a tv, a internet e as mídias sociais que são grandes instrumentos de comunicação. Mas constatamos que hoje o aparelho de rádio não é tão procurado, o videocassete é praticamente um artigo de enfeite ou de moda retrô, talvez alguns que me leem não viram um disquete de computador, já passou.

Os tempos mudam, porém percebo que o desejo da humanidade de ser feliz continua, por isso se buscam tantas novidades, por isso se consome tanto, é o desejo, a busca por algo que para muitos não se consegue dar um nome. Onde vamos parar? Vamos parar?

Houve Alguém que passou por este mundo e nos ensinou a não correr tanto atrás das coisas que passam. Esse Alguém ensinou a buscar coisas que não passam, que devemos amar, perdoar, viver da melhor maneira possível aqui, mas ter o olhar ou sonhar com o Mundo Novo. No Mundo Novo, Ele ensinava, não haverá lágrimas, dor, sofrimento e tudo aquilo que é ruim (guerra, fome, injustiça…).

Em outras palavras, o mundo consome e deseja consumir muito, talvez por isso, Deus quis se dar em alimento. O Pai Criador enviou seu Filho Jesus para ser alimento na Eucaristia. Jesus é o pão descido do céu, é o alimento que sacia verdadeiramente.

Muitos já encontraram esse alimento, muitos ainda não encontraram e outros precisam redescobri-lo. Deus quis se fazer presente no sacramento da Eucaristia, por isso se reza sempre a Missa e há um dia que a Igreja celebra o Corpo de Cristo (Corpus Christi). Na história, após a instituição realizada por Jesus, os primeiros cristãos celebravam a Eucaristia aos moldes de hoje, mas com o tempo, infelizmente, houve um esfriamento na fé. Muitos não acreditavam mais, e por isso, Deus se manifestou com tantos milagres eucarísticos.

No tempo de muita sede por consumir, o Verdadeiro alimento não tem sido procurado. A você que já caminha com o Senhor, convido a amar mais o alimento de sua alma, Jesus Eucaristia. A você que não caminha, apresento o verdadeiro alimento que é capaz de saciar-lhe.

Para receber Jesus Eucaristia, nos ensina a Igreja, é necessário ter fé, ser batizado e estar em estado de graça. Mesmo que você não esteja dentro dessas condições, busque participar da celebração, faça sua comunhão espiritual, busque um sacerdote para confessar ou partilhar o que está vivendo.

Por fim, o Corpus Christi é uma belíssima celebração, aproveite. Nesse dia, as paróquias e comunidades costumam fazer uma bela procissão com o Santíssimo Sacramento. De maneira pública, ao sair pelas ruas, a Igreja diz: “Está aqui o nosso Deus”. Ou ainda: “Está aqui o nosso alimento”. Ao manifestar a fé na Eucaristia, cada fiel se compromete a ser melhor, santo e também alimento, como Jesus, para aqueles que estão com fome e sede de algo que não sabem, mas é fome e sede d’Ele, Jesus.

Padre Marcio Prado é sacerdote da Comunidade Canção Nova e Vice-Reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É autor dos livros “Entender e viver o Ano da Misericórdia” e “Via-Sacra do Santuário do Pai das Misericórdias”, pela editora Canção Nova. Twitter: @pemarciocn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.