Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Camila Silva Ribeiro é personal trainer em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ela foi convidada pela cunhada, Rallik Pires Carrara, para batizar o sobrinho, Ezio, de 3 meses, mas, por conta da distância, precisava encontrar uma maneira de realizar a preparação do batismo. Foi aí que, então, surgiu a possibilidade, de maneira virtual, através da Pastoral Familiar do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina. A preparação será realizada no próximo dia 1º de dezembro e, além da inscrição de Dubai, terá participantes de Novo Hamburgo (RS), Itajái (SC), Piraí do Sul (PR), Adamantina (SP), Goiânia (GO) e até do Canada, além de Londrina e região.

 “[A preparação online] é muito importante pelo fato de que, por motivos físicos, quando se é difícil todos estarem presentes, torna tudo mais fácil”, avalia Camila, que virá ao Brasil no fim do ano para, se tudo der certo batizar o sobrinho. A cerimônia do batismo será em Guaxupé, Minas Gerais, terra natal do pai, o designer Rafael Silva Ribeiro. Tudo só foi possível porque a mãe da criança, Rallik, que mora em Londrina perto do Santuário, ficou sabendo pelas redes sociais que haveria essa preparação online. “Morar todo mundo longe dificulta na logística, então, ter a possibilidade de fazer o curso online ajuda bastante”, avalia Rallik.

Essa é uma realidade cada vez mais comum, de acordo com Renata Volpe, coordenadora da Pastoral Familiar. “As pessoas já expandiram suas fronteiras geográficas, cada qual mora em um lugar diferente onde nem sempre há a possibilidade de realizar a preparação do batismo. Dessa forma, a Casa da Mãe Aparecida tem se adaptado aos novos tempos e acolhido as pessoas de longe, ultrapassando os limites físicos para realizar a evangelização. Como pediu Jesus: ‘Ide e anunciai’”, ressalta Renata.

Ao longo do ano, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida já realizou outras preparações, algumas de forma presencial e outras de maneira online. A tendência é poder ofertar as duas modalidades aos fieis, já que o local tem conquistado alcance nacional e internacional devido às transmissões online e ao trabalho desenvolvido pela comunidade. Desde outubro de 2021, o Santuário comemora o Ano Jubilar: em 2022, o local celebra o Jubileu de Platina (70 anos como paróquia) e o Jubileu de Prata (25 anos como santuário).

Fábio Luporini/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.