Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na catequese de hoje, Papa falou sobre o desejo de uma Igreja de portas abertas para o acolhimento e para sair ao encontro de Jesus

A Igreja deve estar sempre aberta para acolher aqueles que batem à sua porta e para sair ao encontro de Jesus. Esse foi, em resumo, o ensinamento do Papa Francisco na catequese desta quarta-feira, 18, na Praça São Pedro.

Lembrando a proximidade do Jubileu da Misericórdia, que tem como símbolo a abertura da Porta Santa, o Papa refletiu sobre as “portas” da vida, para falar da necessidade de acolhimento. Também as famílias são convidadas a abrir suas portas para sair ao encontro de Jesus.

Francisco destacou que também Deus pede permissão para entrar; Ele não força a porta jamais. “Imaginemos o Senhor batendo à porta do nosso coração!”. Pelo mundo há muitas portas abertas, reconheceu o Papa, mas também há lugares onde as portas blindadas se tornaram normais.

“Não devemos nos render à ideia de ter que aplicar esse sistema a toda a nossa vida e tão menos à vida da Igreja. Seria terrível, uma Igreja inospitaleira, assim como uma família fechada em si mesma trai o Evangelho (…) Nenhuma porta ‘blindada’ na Igreja, tudo aberto”, disse.

A porta deve estar sempre aberta também para ver ser do lado de fora há alguém esperando, talvez sem coragem ou força de bater. “Quanta gente perdeu a confiança, não tem a coragem de bater à porta do nosso coração cristão, às portas das nossas Igrejas. E estão ali, não têm a coragem. Por favor, que isso não aconteça nunca”, pediu o Papa.

Francisco lembrou ainda que a casa de Deus é uma morada, não uma prisão, e a porta se chama Jesus. É preciso passar pela porta e ouvir a voz de Jesus, para poder entrar e sair sem perigo. E a Igreja é também porteira da casa de Deus, não a patroa.

“A Sagrada Família de Nazaré sabe bem o que é uma porta fechada e uma porta aberta. As famílias cristãs façam de suas casas um pequeno grande sinal da porta da misericórdia e do acolhimento de Deus”, finalizou.

Jéssica Marçal/Canção Nova
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.