Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Na 2,1.3;3,1-3.6-7)

Leitura da Profecia de Naum.

2,1“Eis sobre os montes os passos de um mensageiro, que anuncia a paz. Ó Judá, celebra tuas festas, cumpre tuas promessas: nunca mais Belial pisará teu solo; ele foi aniquilado. 3O Senhor há de restaurar a grandeza de Jacó, assim como a grandeza de Israel, pois os ladrões os saquearam e devastaram suas videiras.

3,1Ai de ti, cidade sanguinária, cheia de imposturas, cheia de espoliação e de incessante rapinagem. 2Estalo de chicotes, fragor de rodas, cavalos relinchando, ringir de carros impetuosos, cavaleiros à carga, 3espadas brilhando e lanças reluzentes, trucidados sem conta, mortos aos montes; cadáveres sem fim, tropeça-se sobre os corpos.

6Farei cair sobre ti tuas abominações, e te lançarei em rosto merecidos insultos; de ti farei um exemplo.7Assim, todos os que te virem, fugirão para longe, dizendo: ‘Nínive está em ruínas! Quem terá compaixão dela? Onde achar quem a console?’”

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Dt 32,35-41)

— Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

— Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

— Já vem o dia em que serão arruinados e o seu destino se apressa em chegar. Porque o Senhor fará justiça a seu povo e salvará todos aqueles que o servem.

— Saibam todos que eu sou, somente eu, e não existe outro Deus além de mim: quem mata e faz viver, sou eu somente, sou eu que firo e eu que torno a curar.

— Se eu afiar a minha espada reluzente e com as minhas próprias mãos fizer justiça, dos adversários todos hei de me vingar e vou retribuir aos que odeiam.

Evangelho (Mt 16,24-28)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 24Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. 25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.

26De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. 28Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com seu Reino”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Nosso coração precisa de renúncias

Precisamos acostumar o coração a fazer renúncias, para que possamos crescer na têmpera, na disciplina e na vontade de Deus

“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga” (Mateus 16,24). 

A primeira coisa para estarmos atrás de Jesus é renunciarmos a nós mesmos. É difícil renunciarmos à nossa vontade, porque estamos tão cheios de vontade própria, que abrir mão dela se torna um grande duelo em nossa vida. Até compreendemos a vontade de Deus, mas quando ela contraria a nossa vontade, os nossos gostos e tudo aquilo que queremos, vamos deixando de lado a vontade d’Ele.

Para sermos amigo de Jesus, para entrarmos em Sua escola e conseguirmos realmente ser um discípulo d’Ele, precisamos trabalhar a própria vontade e contrariá-la muitas vezes. Precisamos renunciar até mesmo às coisas que são boas e necessárias. Eu sei que entre assistir a uma televisão, quando se está cansado, e ler a Bíblia, é melhor ver a televisão. A carne pede isso, mas o seu espírito precisa da Palavra de Deus.

Não é para ficar o dia todo lendo a Bíblia, mas é preciso, em muitos momentos, contrariar a vontade própria e não se deixar guiar por ela. Dei o exemplo da Bíblia, porém existem tantos outros que eu poderia dar.

Você olha para a sua vida e percebe quantas coisas quer fazer, mas sabe que precisa fazer outra coisa para ter uma vida familiar estável e sadia. Para ter uma vida abençoada, renúncias são necessárias! Mas, no mundo em que vivemos, a palavra “renúncia” não está em moda, mas está sendo desprezada. Precisamos acostumar nosso coração a fazer renúncias, para que possamos crescer na têmpera, na disciplina e na vontade de Deus.

A segunda coisa: tome, pegue e abrace a sua cruz. Abraçar a cruz não é pegar uma cruz de metal ou ter uma no peito e viver abraçado a ela. Você deve ter uma cruz em casa e por onde for, mas ‘abraçar a cruz’ é abraçar a vida, as situações complexas e difíceis; abraçar muitas situações que não gostaríamos de estar passando e vivendo como doenças, sofrimentos, contrariedades, problemas com filhos e com o casamento.

A nossa vida não é uma ‘lua de mel’. Pode até ser que, em alguns dias, ela seja, mas nem sempre dá para ser assim! É importante abraçar a vida com amor, por maior que seja a dureza e a dificuldade que enfrentamos. Se fizermos isso, se renunciarmos à nossa vontade própria, se abraçarmos nossa cruz de cada dia, poderemos seguir o Senhor, ir atrás d’Ele, porque é Ele quem vai nos ajudar a viver as renúncias e carregar a nossa cruz com mais amor.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.