Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Igreja Católica comemora no dia 19 de março o Dia de São José. Esse grande homem, justo varão, cuja história, envolta em tanto mistério, exerce sobre nós algo que nos leva a profunda admiração e em busca de respostas.

São José, presença acolhedora e paterna que dá segurança, estabilidade, coragem, determinação e apoio. Quando olhamos para Ele, sentimo-nos amparado e percebemos que não estamos a sós.

O encantamento desse homem bíblico gera uma força de santidade que nos move em direção aos mistérios da alma. Ao olharmos para a figura de São José somos atraídos a entrar no mistério divino. O silêncio que se apoderou desse homem o fez ser conhecido como servo bom e fiel, que se santificou na procura de ajustar a sua vida à vontade divina. Seu lema de vida: em tudo procurar fazer a vontade de Deus.

Na Igreja Católica, São José é venerado e cultuado como santo pelas suas virtudes e missão. Abraçou com ardor e amor a missão que Deus lhe reservou.  Conforme o texto de Mateus, “acolheu Maria em sua casa como esposa”, exerceu a função de pai com relação menino que estava para nascer e impôs-lhe o nome de Jesus, reconhecendo-o como filho.

São José não disse uma palavra. Talvez isso o tenha feito conquistar tantos devotos. Todo o seu encantamento está no silêncio misterioso que passa e transpassa a sua vida e a vida de Maria e de Jesus.

José, homem de fé, aprendeu a caminhar na presença de Deus. Teve sempre  os olhos e o  coração voltados para o céu e as mãos e os passos voltados para  família, o trabalho e a comunidade. Tinha consciência de que era um escolhido por Deus e chamado a colaborar no plano da salvação da humanidade.

O mistério que se esconde atrás da sua figura paterna e de chefe da família de Nazaré, leva os seus devotos a mergulhar cada vez mais na incompreensível realidade da presença de Deus na história da humanidade.

São José é o patrono da Igreja Católica, padroeiro dos marceneiros e carpinteiros, da boa morte, dos órfãos e abandonados, das famílias. Padroeiro das centenas de congregações religiosas, dos migrantes, orientador das vocações sacerdotais, religiosas e dos casais.

Seus devotos o homenageiam e demonstram seu carinho pela assistência e presença em suas vidas, dando o nome de José a seus filhos.  Colocam o nome de José em estabelecimentos comerciais, em ruas, avenidas, cidades e até capitais de países, como é o caso de  San Jose de Costa Rica ou cidades brasileiras: São Jose dos Campos, São Jose dos Pinhais.

Ele continua a despertar em cada um de nós o cultivo do silêncio interior e o desejo de sempre buscar e encontrar a vontade de Deus. Ensina-nos a valorizar e a amar a família e nos mostra que o homem e a mulher que procuram trilhar os caminhos de Deus são felizes e que e os filhos são um milagre dos céus, porque até Deus quis viver numa família humana.

“São José não falha”, dizem os antigos devotos desse varão justo, trabalhador e chefe de família que se santificou exercendo com fidelidade e amor a sua vocação matrimonial.

Acredito que, aqueles que se dispuserem a meditar sobre esta figura bíblica, encontrarão pistas de como ser pai, esposo, trabalhador e homem de fé, neste nosso mundo, marcado pelo indiferentismo, o hedonismo  e o materialismo.

Não conheço caso algum de que alguém que tenha recorrido à intervenção e patrocínio desse grande patriarca não tenha sido pronta e milagrosamente atendido. Afinal, se Deus confiou-lhe a guarda de seus dois maiores tesouros,

Tenhamos sempre nos lábios e no coração, em qualquer momento de tribulação, na luta de cada dia, a preciosa invocação: “Valei-me, São José”. Sua resposta não se faz esperar.  Eis aqui uma saudação que poderá ser rezada ao longo do dia: Salve, José, agraciado por Deus, o Senhor é convosco. Bendito sois vós entre os homens e bendito é o fruto do vosso piedoso coração, Jesus. São José, pai adotivo de Jesus, olhai e cuidai de nós, agora e na hora de nossa morte santa. Amém.

Padre Luiz Roberto Teixeira Di Lascio é fundador da Fraternidade Peregrinos de São José - Saiba mais em: https://www.facebook.com/1000000deamigo

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.