Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Religião 07/06/2019  09h08

O Pai me ama

“O Pai me ama”, além de ser o tema da Festa do Santuário do Pai das Misericórdias neste ano, é uma proclamação que cada pessoa é convidada a fazer, pois trata-se de uma verdade pregada e vivida pelo Seu Filho amado, Jesus Cristo. Deus Pai nos ama, Deus Pai ama você que lê agora essas palavras. Eu proponho três passos para se tomar posse dessa verdade: ter consciência, acolher e viver o amor do Pai.

Como ter essa consciência do amor do Pai? Bom, façamos uma reflexão. De onde viemos? O que estamos fazendo neste mundo? Para onde vamos? Você já deve ter ouvido alguém falar isso ou já se fez estas perguntas. Por isso, o primeiro convite é ter consciência, pensar, refletir, questionar-se sobre sua existência.

Já escutamos algumas teorias e a mais famosa e aceita é a do “big bang”. Uma explosão onde se uniram elementos e assim a vida e depois todo o processo de evolução que chegou até o que somos hoje. Maravilha, então podemos pensar: quem causou a explosão? Quem criou tais elementos que se juntaram? E o resultado, a natureza, homens, animais, plantas, terra, água?

A Bíblia não é um livro científico, mas um livro de fé. Em Gênesis se narra a criação, com impressionante riqueza de detalhes, e, em resumo, ousaria dizer: Deus é o todo poderoso, Aquele que criou todas as coisas. Quem seria capaz de criar o que temos hoje? E o que se cria hoje, se faz a partir do nada? Deus criou todas as coisas não somente a partir do nada, mas a partir d’Ele mesmo, pois Deus é a fonte e a origem de todas as coisas, das coisas boas, assim nos ensina a teologia. Esse é o primeiro passo: tomar consciência de que Deus Pai criou todas as coisas e nos criou por amor.

O segundo passo é tomar posse de Seu amor. Quando o Pai me amou? O Pai sempre me amou e ama! Desde a criação, Deus nos amou, criou todas as coisas por amor, falou por meio dos profetas, por amor, falou-nos e se apresentou em Jesus Cristo, por amor, ou seja, nos quis neste mundo por amor.  

O Pai só sabe amar, a especialidade d’Ele é amar. Mesmo quando pecamos, quando estamos tristes, quando não lhe obedecemos, Ele continua a nos amar. Mas é claro, Ele quer a nossa conversão, quer que deixemos de lado tudo aquilo que não convém a um(a) filho(a). Jesus já ensinava que devemos fazer a vontade do Pai (Mt 7,21). Quando fazemos a Sua vontade, fazemos parte de Sua família (Mt 12,49-50), somos felizes (Jo 15,10-11) e herdaremos a vida eterna (Jo 6,40).

Se tomamos consciência de que fomos criados pelo Pai e que Seu amor por nós é incondicional, compreenderemos o terceiro e último passo dessa breve reflexão: viver o amor do Pai por nós, para os outros.

É muito bom receber um presente, mas é bom também dar presente. É muito bom receber uma bênção, mas é bom também ser uma bênção. Por isso o Pai das Misericórdias concede a Sua misericórdia, mas também quer nos usar como canais da Sua misericórdia (Lc 6,36). “De graça recebemos, de graça devemos dar” (Mt 10,8b). Sejamos apóstolos da misericórdia!

O padre Jonas Abib quando teve a inspiração que a Canção Nova seria a casa da misericórdia, não pensava apenas no espaço construído, mas que cada membro da comunidade fosse casa de misericórdia! E aqui quero estender esse pensamento a todos nós que recebemos a misericórdia de Deus. Todos nós somos a casa do Pai das Misericórdias. Portanto, se Deus Pai é misericordioso comigo, devo ser também com os outros.  

Nosso Deus, o Pai das Misericórdias, nos ama e concede a Sua misericórdia a todos os seus filhos, sem distinção. Ele deseja apenas um passo, uma tomada de consciência para dar aquele abraço forte! O Pai nos ama em Seu Filho Jesus Cristo e quer que também sejamos misericórdia nesse mundo.  

Padre Marcio Prado é sacerdote da Comunidade Canção Nova e Vice-Reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É autor dos livros “Entender e viver o Ano da Misericórdia” e “Via-sacra do Santuário do Pai das Misericórdias”, pela editora Canção Nova - Twitter: @pemarciocn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.