Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No último domingo (28/10), dois anos após o anúncio do tema da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos - “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” -, o papa Francisco celebrou a missa de encerramento deste caminho sinodal, no qual a Igreja se colocou em total escuta do jovem, por meio de reuniões com representantes de todos os continentes e de um questionário disponibilizado na web para que jovens de todo o mundo pudessem responder. Garantiu-se assim que a pluralidade juvenil pudesse expressar as situações peculiares de cada grupo e cultura.

Na homilia de encerramento, o santo padre destacou três passos fundamentais no caminho da fé: escutar, fazer-se próximo e testemunhar. Para o Pontífice, a Igreja deve “Ouvir com amor, com paciência, como Deus faz conosco, com as nossas orações muitas vezes repetitivas”. Papa Francisco convidou os líderes da Igreja a se interrogarem se realmente estão sendo cristãos, capazes de serem próximos, de saírem para abraçar aqueles que não pertencem aos seus círculos, “a quem Deus ansiosamente procura”. E, ao saírem, tornarem-se portadores da vida nova,“não como mestres de todos, ou como especialistas do sagrado, mas como testemunhas do amor que salva”.

Durante seu papado, Francisco tem expressado o desejo de que se torne comum a realidade em que, jovens e anciãos caminhem juntos para construir um futuro melhor. Quando fez sua primeira viagem apostólica ao Brasil, por ocasião da XXVIII Jornada Mundial da Juventude, inspirado pela festa de São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, ele exortou ao diálogo entre as gerações. Na ocasião, o pontífice relembrou o Documento de Aparecida, que afirma: “Crianças e anciãos constroem o futuro dos povos: as crianças porque levarão por adiante a história, os anciãos porque transmitem a experiência e a sabedoria de suas vidas”.

E foi exatamente essa a intuição que levou o pontífice a convocar esse caminho sinodal. O Papa estabeleceu um ambiente propício para que anciãos e jovens pudessem compartilhar suas experiências, e sonhos. Todos se puseram em escuta, e também expressaram seus anseios.

O documento final do sínodo destaca a novidade que foi a presença dos jovens em meio a cardeais e bispos que, por muitas vezes, estavam acostumados a um ambiente mais formal e eclesial: “Caminhando com eles, experimentamos que a proximidade cria as condições para que a Igreja seja um espaço de diálogo e testemunho de fraternidade que fascina”.

O Papa ainda afirmou, em seu discurso de encerramento, que o sínodo não é um parlamento, mas um espaço adequado onde o Espírito Santo age, e que o resultado desse caminho sinodal não é o documento em si, pois a Igreja já está cheia de documentos, mas que certamente o efeito estará visível na vida de todos os que traçaram esse caminho.

O documento não tem valor magisterial, mas é uma orientação clara e dinâmica para a pastoral com os jovens. O desejo da Igreja é que cada bispo trabalhe o documento sinodal em sua diocese. Cada fiel é convidado a receber esse “presente do Espírito Santo” e a refletir sobre o que Ele quer nos dizer.

José Paulo Neves Pereira é missionário da Comunidade Canção Nova e atuou por quatro anos na frente de Missão em Roma, no Jornalismo da TV. Atualmente é Coordenador de Conteúdo da TV Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.