Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Durante o Ângelus de ontem domingo, 10, Francisco comentou o Evangelho do dia sobre as tentações às quais Jesus foi submetido no deserto

As tentações representam a ilusão de poder obter o sucesso e a felicidade. Estas são palavras do Papa Francisco no Ângelus de domingo, 10, na Praça São Pedro. O Santo Padre comentou o Evangelho do dia sobre as tentações às quais Jesus foi submetido no deserto: “As três tentações indicam três caminhos que o mundo sempre propõe, prometendo grandes sucessos: a ganância de possuir, a glória humana, a instrumentalização de Deus”, disse.

“São esses os caminhos que são colocados diante de nós, com a ilusão de poder alcançar o sucesso e a felicidade, mas, na realidade, esses caminhos são completamente estranhos ao modo de agir de Deus; na verdade, eles nos separam d’Ele, porque são obras de Satanás”, enfatizou o Pontífice.

Falando da ganância de possuir, o Papa explicou: “Esta é sempre a lógica insidiosa do diabo. Ele parte da natural e legítima necessidade de se alimentar, de viver, de realizar-se, de ser feliz, para nos impulsionar a acreditar que tudo isso é possível sem Deus, ou melhor, até mesmo contra Ele”.

Sobre a segunda tentação, a glória humana, Francisco sublinhou o risco da humanidade perder toda a dignidade pessoal, deixando-se corromper pelos ídolos do dinheiro, do sucesso e do poder, para alcançar a autoafirmação. “Prova-se a emoção de uma alegria vazia que logo desaparece. Por isso Jesus responde: ‘Adorarás­ o Senhor teu Deus e só a ele prestarás culto’”, sublinhou. Sobre a instrumentalização de Deus, o Santo Padre explicou, que se trata da tentação de querer puxar Deus para o lado, pedindo-lhe graças que na realidade servem para satisfazer o orgulho.

“Jesus, enfrentando pessoalmente essas provações, vence por três vezes as tentações para aderir plenamente ao plano do Pai. E nos mostra os remédios: a vida interior, a fé em Deus, a certeza de seu amor. Portanto, aproveitemos da Quaresma, como tempo privilegiado para nos purificarmos, para experimentarmos a presença consoladora de Deus em nossa vida”, suscitou o Pontífice.

Segundo Francisco, Jesus ao responder ao tentador, não entra em diálogo, mas responde aos três desafios somente com a palavra de Deus. “Isto nos ensina que com o diabo não se dialoga, não devemos dialogar, somente se responde a ele com a palavra de Deus”, afirmou. Em seguida, o Papa rezou a Oração mariana do Ângelus e concedeu aos milhares de fiéis presentes na Praça São Pedro a sua Benção Apostólica.

Após o Ângelus

O Santo Padre recordou que no sábado, 9, em Oviedo (Espanha), foram proclamados beatos os seminaristas Angelo Cuartas e oito companheiros mártires, assassinados por ódio a fé em um tempo de perseguição religiosa. Esses jovens aspirantes ao sacerdócio – disse Francisco — amavam tanto o Senhor, chegando a segui-lo no caminho da cruz. “Que o seu heroico testemunho ajude os seminaristas, os sacerdotes e os bispos a permanecerem límpidos e generosos para servir fielmente ao Senhor e ao povo santo de Deus”, exortou.

Depois de saudar as famílias, aos grupos paroquiais, às associações e a todos os peregrinos que vieram da Itália e de diversos países, Francisco desejou a todos que o caminho quaresmal, recentemente iniciado, seja rico de frutos. Pediu ainda uma recordação na oração por ele e seus colaboradores da Cúria Romana, que nesta noite iniciam a semana de Exercícios Espirituais.

(Canção Nova/ Vatican News)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.