Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Religião 21/03/2016  08h25

Por que ler a Bíblia?

O objetivo desta meditação é apresentar algumas das motivações que o próprio Deus nos dá para conhecer a sua palavra.

Moisés foi quem primeiro redigiu os escritos sagrados. Por meio dele o povo de Israel saiu do Egito e foi conduzido no deserto durante um longo tempo. No deserto Deus fez aliança com o povo, entregou os seus mandamentos e realizou muitas obras. A ação de Deus e a sua palavra proferida nesse tempo foram escritas. A respeito desses escritos Deus disse a Josué, sucessor de Moisés, antes de conduzir os israelitas na posse da terra prometida:

Sê forte e corajoso, pois farás este povo herdar a terra que jurei dar a seus pais. Sim, sê forte e muito corajoso, e cuida de agir segundo toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te desvies nem para a direita, nem para a esquerda, a fim de que tenhas êxito por onde quer que andes. Não cesses de falar deste livro da Lei. Medita nele dia e noite, para que procures agir de acordo com tudo o que nele está escrito. Assim farás prosperar teus caminhos e serás bem sucedido (Josué 1,6-9).

Podem-se ordenar as ordens dadas a Josué da seguinte maneira: primeiramente, ele deve assumir com força e coragem suas responsabilidades. Segundo, ele deve agir segundo a lei que Moisés prescreveu fielmente. Terceiro, ele deve não somente testemunhar, mas também, anunciar a palavra escrita na Lei. Por último, ele deve meditar dia e noite seu conteúdo para poder conseguir agir segundo a vontade de Deus.

Seguindo a vontade de Deus, Josué terá uma recompensa. Deus lhe prometeu que fará prosperar o seu caminho e ele será bem sucedido, ou seja, terá êxito em tudo que fizer.

A meditação da palavra de Deus é importante para termos presente a vontade de Deus, e assim, podermos cumpri-la. O verdadeiro vitorioso é aquele que cumpre a palavra de Deus, pois encontrará realização em tudo o que faz. Aquele que busca fazer a vontade de Deus percebe concretamente sua presença nos acontecimentos. Derrotas são transformadas em vitórias, frustrações são transformadas em consolo, a pessoa sem perceber começa a se destacar em tudo o que faz, ou seja, em seus estudos, trabalho, em sua ação evangelizadora, etc.

O salmista proclamou a promessa da felicidade que se realiza em todo aquele que vive e medita a palavra de Deus:

Feliz quem não segue o conselho dos maus, não anda pelo caminho dos pecadores, nem toma parte nas reuniões dos zombadores, mas na lei do Senhor encontra sua alegria e nela medita dia e noite. Ele será como uma árvore plantada à beira de um riacho, que dá fruto no devido tempo; suas folhas nunca murcham; e em tudo quanto faz sempre têm êxito (Sl 1,1-3).

É feliz quem encontra sua alegria no cumprir os mandamentos de Deus e medita em sua palavra dia e noite. O salmista explica o motivo. Ele apresenta as promessas que se cumprem naquele que vive e medita a lei do Senhor: nele se cumprirá a promessa da fecundidade, ou seja, colherá frutos no tempo certo; a segunda promessa é o do vigor para viver, nele haverá vida em abundância. Jesus reforçou essa promessa: “Quem crê em mim do seu interior correrão rios de água viva” (Jo 7,38).

Por que Jesus disse isso? João, um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus, disse:

No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus. Ela existia, no princípio, junto de Deus. Tudo foi feito por meio dela, e sem ela nada foi feito de tudo o que existe. Nela estava a vida e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la (Jo 1,1-4).

Meditar na Palavra é conhecer Jesus, é estar ligado a ele, é ter um contato direto com ele. O contato direto com a Palavra tem um efeito sensível: a luz brilha nas trevas, ou seja, quem está ligado à Palavra não será dominado pelo maligno.

Jesus foi tentado pelo diabo no deserto durante quarenta dias (cf. Lc 4,1-13), se você reparar nas respostas dele ao demônio verá que ele respondia recitando versículos bíblicos. Jesus era impregnado da Palavra de Deus, pois ele é a própria Palavra de Deus.

Tive a graça de acompanhar durante longo tempo um jovem que foi liberto de uma legião de demônios. Padre Rufus, presidente da associação internacional de exorcistas, foi quem exorcizou esse jovem. O sacerdote voltou para a Índia, mas disse ao jovem que sua libertação se encerraria se ele ao menos durante um ano lê-se a palavra de Deus todos os dias. O jovem obedeceu. Ele testemunhava nos atendimentos que todos os dias experimentava a libertação a medida que lia a palavra, ele travava grandes combates físicos, mas seguiu a orientação do sacerdote. No final de um ano, percebemos o término de sua libertação e ele estava inclusive com um semblante mais alegre e radiante.

São Jerônimo, o homem quem traduziu as escrituras do hebraico e grego para o latim, afirmou que “ignorar as Sagradas Escrituras é ignorar o próprio Cristo”. Jesus é a luz do mundo, ele é o que disse o apóstolo “a Palavra que se fez carne e habitou entre nós” (cf. Jo 1,14). Investir tempo em conhecer a Palavra de Deus é investir tempo no conhecimento de Jesus. Quem o conhece não anda nas trevas. O salmista proclamou: “dos teus preceitos recebo inteligência, por isso odeio todo caminho falso. Lâmpada para meus passos é a tua palavra e luz no meu caminho” (Sl 119,104-105).

Por meio da Palavra podemos nos conhecer, sermos curados psicologicamente e fisicamente, encontrar soluções para nossas crises interiores, nos organizar interiormente e em todas as áreas de nossa vida. Enfim, como disse o apóstolo Paulo sobre as Escrituras:

Ela têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé no Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra (2 Tm 3,15-17).

Por fim, quem medita na Palavra alcançará a sabedoria necessária para a salvação, o objetivo máximo da vida daquele que deseja ser feliz não somente nesta vida, mas por toda eternidade. Por meio dela, o cristão é capaz de ser testemunha da glória de Deus que acompanha aqueles que creem.

Prof. Leandro César - Teólogo formado pelo STJ, Jerusalém – Israel, Mestre em Teologia Bíblica pela FAJE, Belo Horizonte, Brasil.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.